Ter um carro pode ser dispendioso, e nem sequer estamos a falar das idas ao mecânico. Para o carro andar, é necessário encher o depósito de combustível. Infelizmente, não há como escapar a isso, mas há coisas que pode fazer para reduzir os custos e poupar alguns trocos em gasolina. É muito simples: só precisa de mudar alguns hábitos de condução para gastar muito menos combustível!
Há certos hábitos de condução que o farão gastar mais dinheiro em gasolina. São coisas que pode estar a fazer há anos sem se aperceber de quanto lhe estão a custar. Veja agora a lista elaborada pelo Leak:
Condução agressiva
Quando conduz constantemente acima do limite de velocidade, ultrapassa a faixa de rodagem, muda de faixa abruptamente, acelera demasiado depressa ou trava com demasiada força, está a praticar uma condução agressiva. Embora este comportamento seja inegavelmente inseguro, é também uma forma garantida de desperdiçar gasolina.
A condução agressiva consome mais combustível do depósito devido ao tipo de pressão que exerce sobre o motor. Por exemplo, quando carrega no pedal do acelerador ou ultrapassa o limite de velocidade, o motor é obrigado a trabalhar mais, gastando mais combustível do que o necessário. A condução agressiva pode aumentar o consumo de combustível em cerca de 33% quando se está na autoestrada. Além disso, quando trava a fundo, está a desperdiçar combustível ao interromper o impulso do carro, que requer mais energia (e mais combustível) para recuperar a velocidade.
Essencialmente, uma condução suave e constante é a melhor coisa para gastar menos combustível do seu automóvel. Quando abandonar os hábitos de condução agressiva e passar a utilizar o controlo da velocidade de cruzeiro na autoestrada, começará a notar o quanto pode poupar nos custos de combustível a longo prazo.
Andar em marcha lenta
O ralenti é algo que nem sempre se pode evitar quando se conduz. Acontece quando se está preso no trânsito, sentado na fila de um drive-through ou à espera num parque de estacionamento para ir buscar um amigo.
No entanto, quando se deixa o motor a trabalhar continuamente durante longos períodos sem se mexer, está-se a desperdiçar combustível.
Agora, se o ralenti excessivo desperdiça tanto combustível, o que é que uma pessoa pode fazer em relação a isso? A resposta é simples: desligar o motor durante o tempo de espera. Claro que muitas pessoas pensam que voltar a ligar o carro gasta mais combustível do que deixá-lo a trabalhar, mas isso já não é verdade. Os automóveis modernos foram concebidos para suportar arranques frequentes sem qualquer impacto significativo no motor.
De facto, a maioria dos fabricantes de automóveis concebe atualmente carros com tecnologia de paragem/arranque automática que desliga automaticamente o motor quando o carro pára e o reinicia imediatamente quando está pronto para arrancar. Assim, logo que tira o pé do pedal do travão e o coloca no pedal do acelerador, o motor volta a ligar-se e está pronto para arrancar.
Desta forma, ao reiniciar o motor em vez de o deixar ao ralenti, estará também a reduzir as emissões e a contribuir de forma significativa para a proteção do ambiente.
Planeamento ineficiente dos percursos
Ao planear cuidadosamente os seus percursos de condução, pode reduzir o tempo que passa parado no trânsito, o que, como já referimos, é uma das formas de desperdiçar combustível. Quando planeia intencionalmente os seus percursos utilizando aplicações como o Google Maps para evitar áreas congestionadas, pode reduzir o tempo que o seu motor passa ao ralenti, acabando por conservar combustível no depósito. Além disso, tente combinar várias viagens pequenas numa longa. E, se possível, tente viajar fora das horas de ponta para evitar o trânsito quando este está mais intenso, de modo a manter uma viagem suave, estável e eficiente em termos de combustível.
Sobrecarregar o carro
Sabe qual é o limite de peso do seu carro? Não é algo em que muitos de nós pensem com frequência. No entanto, é uma informação que deve saber e que pode encontrar no manual do proprietário. Quando adiciona demasiado peso ao seu automóvel, o motor tem de trabalhar muito mais para se mover, acelerar e manter a velocidade. Todo esse esforço extra significa que o motor queimará mais combustível para gerar toda a potência de que necessita.
A sobrecarga também exerce uma pressão adicional sobre outros componentes do automóvel, como o sistema de suspensão, os travões e os pneus. Os pneus, em particular, desgastam-se mais rapidamente quando carregam constantemente peso em excesso.
Adotando estes hábitos, vai gastar menos combustível e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do meio ambiente. Assim, não só poupará dinheiro, como também estará a adotar uma condução mais responsável e sustentável.
Leia também: Nestas três tascas algarvias pode comer marisco por menos de 10€