Efetuar uma transferência bancária tornou-se um processo simples e rápido, seja através do Multibanco, homebanking ou MB Way. No entanto, um pequeno erro ao introduzir os dados pode resultar no envio de dinheiro para a conta errada. Se isso acontecer, não deve preocupar-se em demasia, uma vez que há algumas medidas que podem ser tomadas para tentar recuperar o valor transferido. No entanto, deve agir rápido.
O que fazer em primeiro lugar?
O primeiro passo é manter a calma e agir rapidamente. Assim que se aperceber do erro, deve verificar se a conta para a qual transferiu o dinheiro realmente existe. Caso o IBAN inserido seja inválido, a transferência será automaticamente anulada e o montante regressará à sua conta num prazo máximo de 48 horas.
Se a conta para a qual o dinheiro foi enviado existir, deve contactar de imediato o seu banco. Explique a situação e solicite a reversão da transferência. Embora os bancos não tenham a obrigação de cancelar ou devolver transferências feitas por erro do utilizador, podem intervir junto do titular da conta recetora para tentar resolver a situação.
E no MB Way?
Nos casos em que a transferência foi realizada através do MB Way para um número de telefone errado, o processo de recuperar o seu dinheiro é mais complicado, refere o Doutor Finanças. Como as transferências MB Way são imediatas e irreversíveis, o banco não pode anular a operação. No entanto, ainda é possível entrar em contacto com a instituição bancária e verificar se há alguma forma de interceder junto do destinatário.
Se souber quem recebeu o dinheiro por engano, deve tentar contactá-lo e pedir que faça a devolução voluntária do montante. Muitas vezes, as pessoas compreendem a situação e procedem ao reembolso sem necessidade de intervenção adicional.
Caso o destinatário da transferência se recuse a devolver o valor, poderá recorrer às autoridades competentes. O facto de alguém ficar com um montante que lhe foi creditado indevidamente pode ser considerado apropriação indevida, um crime previsto no Código Penal português.
Onde posso fazer queixa?
Para formalizar a queixa, pode dirigir-se a uma esquadra da PSP, posto da GNR ou ao Ministério Público. Será necessário apresentar comprovativos da transferência e qualquer tentativa de contacto que tenha feito para resolver a situação amigavelmente.
Em alguns casos, os bancos disponibilizam um serviço de mediação para tentar recuperar o dinheiro. Embora não seja garantida a devolução, esta pode ser uma alternativa viável antes de recorrer às autoridades judiciais.
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E se o erro for devido a phishing?
Se a transferência errada ocorreu devido a um esquema fraudulento, como phishing ou burlas, deve contactar o seu banco de imediato, de modo a tentar reaver o seu dinheiro. Algumas instituições financeiras podem conseguir bloquear ou reverter transações suspeitas, desde que alertadas a tempo.
Além disso, é essencial apresentar queixa junto da Polícia Judiciária para que o caso seja investigado. Os crimes informáticos estão em crescimento, e as autoridades especializadas podem rastrear os responsáveis e, em alguns casos, recuperar os valores roubados.
Como evitar erros neste tipo de situações
Para evitar erros no futuro, é recomendável verificar cuidadosamente todos os dados antes de confirmar uma transferência. Introduza sempre o IBAN ou número de telefone com atenção e, se possível, faça uma transferência de teste com um valor pequeno antes de enviar quantias mais avultadas.
Sempre que possível, utilize os serviços de transferência entre contactos guardados no seu banco ou no MB Way, pois isso reduz a probabilidade de erro ao introduzir os dados manualmente.
O fator tempo
Por fim, lembre-se de que o tempo é um fator crítico nestas situações. Quanto mais depressa agir em caso de engano numa transferência, maior será a probabilidade de recuperar o seu dinheiro. Em caso de dúvida, nunca hesite em contactar o seu banco para obter orientação sobre os passos a seguir.
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