A AHETA vai homenagear no próximo dia 10 de abril o seu fundador e ex-presidente, Elidérico Viegas, recentemente falecido, numa cerimónia em que será descerrado um memorial com a sua figura na sede da associação em Albufeira.
Na cerimónia, presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, será ainda inaugurada uma “Galeria dos Presidentes” numa exposição evocativa de todos os associados que integraram cargos de direção, assembleia geral e conselho fiscal na vida da AHETA.
Está será uma das primeiras cerimónias que a associação, hoje liderada por Hélder Martins, está a organizar para assinalar os 30 anos da organização empresarial de turismo do Algarve.
A evocação do percurso profissional e de dirigente associativo de Elidérico Viegas será feita pelo jornalista e colaborador do Postal do Algarve, Ramiro Santos, que acompanhou de perto o trabalho desenvolvido pelo homenageado ao longo de quase quatro décadas.
Elidérico Viegas também ele colaborador residente do POSTAL até à sua morte ocorrida a 2 de novembro de 2024, deixou um legado como dirigente associativo que moldou e projetou o nome do turismo para além do próprio Algarve.
Homem determinado e de convicções fortes, Viegas deixa uma marca indelével no associativismo empresarial do Algarve e do país, tendo sido sempre uma voz ativa e crítica no sector turístico.
Já depois de ter cessado as funções de presidente da AHETA continuou a sua luta na defesa dos valores e interesses do turismo algarvio com artigos de opinião publicados regularmente no Postal do Algarve.
Leia também: Adeus carta de condução: saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir esta categoria