Numa época em que a procura por formas de poupar dinheiro é constante, é fundamental encontrar maneiras simples e eficazes de reduzir despesas. E uma das áreas em que podemos fazer ajustes significativos é o uso da máquina de lavar roupa.
Embora muitas pessoas tenham o hábito de reduzir o número de lavagens para poupar, essa prática pode levar à acumulação excessiva de roupa e até mesmo dificultar a remoção de manchas difíceis. No entanto, existe um ajuste simples que, como explica o Leak, pode fazer toda a diferença na sua conta de luz – o ajuste da temperatura da máquina de lavar.
É comum acreditar que as roupas precisam ser lavadas em temperaturas superiores a 40 graus para uma limpeza eficaz. No entanto, as máquinas de lavar modernas e os detergentes atuais funcionam igualmente bem em temperaturas mais baixas.
Ao reduzir a temperatura da lavagem de 40 graus para 30, por exemplo, é possível economizar até 38% de energia. E se optarmos por uma temperatura de 20 graus, essa economia pode chegar a impressionantes 62% ao longo do ano.
Além de economizar dinheiro, lavar a roupa em temperaturas mais baixas também pode facilitar o processo de lavagem, pois elimina a necessidade de separar as roupas por cor. E quanto às manchas, os detergentes modernos são eficazes até mesmo em temperaturas mais baixas.
Outra dica importante para economizar energia é reduzir o número de enxaguamentos. Na maioria dos casos, dois enxaguamentos são suficientes para as roupas do dia a dia, ajudando ainda mais na redução da conta de luz.
Portanto, ao ajustar a temperatura da máquina de lavar roupa e reduzir o número de enxaguamentos, é possível não apenas poupar dinheiro, mas também contribuir para um consumo mais sustentável de energia.
Leia também: Sabe em que situações é permitido ultrapassar pela direita? Conheça-as e evite multas