Entre 27 e 30 de julho, a Feira da Serra de São Brás de Alportel volta a abrir portas para dar a conhecer a essência do Algarve, numa ponte entre a tradição e a inovação, com muita animação à mistura e com os Resistência, João Pedro Pais, Bárbara Tinoco e José Cid no Palco Principal.
Nesta edição, a amêndoa é a rainha, fruto seco de relação íntima com o Algarve e a sua cultura e que inspira os 18 espaços temáticos distribuídos pelos 4 hectares do recinto, localizado na Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos.
Estes e muitos outros detalhes foram revelados esta quinta-feira, na Conferência de Imprensa realizada no centro da Vila de São Brás de Alportel, no Parque das Amendoeiras.
Um evento âncora do concelho com impacto direto e indireto na economia local durante o certame e ao longo de todo o ano, referiu o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, frisou que a Feira da Serra é motivo de orgulho para o concelho e que uma das suas maiores conquistas é a envolvência que consegue junto da comunidade, inclusivamente das camadas mais jovens.
“É bom ver que ao fim destes anos todos, os jovens continuam a abraçar a Feira da Serra”, afirmou apontando para o crescimento permanente do número de jovens do concelho no programa de voluntariado jovem da Feira da Serra.
Um programa que este ano envolve mais de uma centena de jovens que colaboram nas mais diversas tarefas e projetos de divulgação, promoção, montagem e até com projetos criativos.
Atenta às necessidades dos seus visitantes e sempre a tentar proporcionar a melhor experiência a todos quantos entram no recinto, a organização continua a apostar na melhoria do recinto para que seja acessível a todos, colocou novamente os bilhetes à venda online através da Meo Blueticket, vão ser instaladas mais bilheteiras no exterior do recinto e novos sistemas de pagamento e foram criados pacotes de bilhetes familiares, 4 dias e 3 dias com descontos convidativos na ordem dos 43% face ao preço do bilhete individual.
Um evento que Vitor Guerreiro defende pelo investimento que “representa na promoção do território e do melhor que nele se faz”.
Em 2023, a Feira da Serra de São Brás de Alportel vai ser inaugurada na quinta-feira, dia 27, pelo Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.
Dinâmica, jovem e inovadora, a Feira da Serra está de volta com novidades
Extremamente rica, nutritiva e versátil a amêndoa inspira esta edição que vai provar ao público que está ainda mais jovem, inovadora, empreendedora e mais solidária como revelou a vice-presidente da Câmara Municipal Marlene Guerreiro que explicou aos jornalistas que esta edição já bateu o recorde de participantes, com cerca de 300 participantes que vão apresentar projetos, empresas e ideias empreendedoras ligadas ao que de mais tradicional o território algarvio tem para dar. Exemplo disso são empresas que estão a inovar no uso da amêndoa em produtos alimentares mas também produtos cosméticos. E nem falta, em lançamento exclusivo, gama de cosmética canina.
Neste certame onde os sabores estão sempre em destaque, Marlene Guerreiro que preside à Comissão Organizadora, anunciou que nesta edição os visitantes vão ter oportunidade de se deliciar com o “Cocktail da Feira da Serra”, que o campeão mundial de cocktails, Renato Pires está a preparar. Naturalmente inspirado pela amêndoa.
O sítio do vinho que chegou à Feira da Serra em 2017 tornou-se um sítio permanente e sempre dinâmico. Este ano, é no sítio do vinho que os vinhos do Algarve vão brindar com os vinhos do Douro ou não fosse a Cidade Europeia do Vinho uma das convidadas especiais desta edição, para celebrar a adesão de São Brás de Alportel à Associação de Municípios com Vinho, azeite e cortiça.
Outra das novidades desta edição são os cacifos “Toca a guardar”. Numa parceria, com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, os cacifos vão estar à disposição dos visitantes que desta forma podem guardar as suas compras enquanto vão jantar ou até aproveitar os espetáculos, levantando as compras no final da noite.
Com mais de 100 jovens a participar no Programa de Voluntariado da Feira da Serra, a Comissão Organizadora decidiu lançar-lhes um desafio: a construção da rua das flores. Ao longo das últimas semanas, os jovens são-brasenses têm-se dedicado à construção de uma rua inspirada na flor da amendoeira que promete surpreender os visitantes.
E porque a Feira da Serra rejuvenesce a cada edição, o Palco Jovem está de volta e desta vez vai dar a conhecer novos talentos musicais que se vão apresentar na quinta-feira à noite com a Banda Feira da Serra Jovem.
Marlene Guerreiro não escondeu o seu entusiasmo ao revelar este projeto e ao anunciar que uma das bandas que em 2022 foi apresentada no Palco Jovem cresceu e este ano vai fazer a primeira parte do palco principal no dia 28. Estamos a falar da original banda “ArtMusa”.
Este novo projeto é “uma espécie de batismo de palco porque valorizar os jovens e o seu valor é mesmo o que mais gostamos, sentimos que a Feira se rejuvenesce em cada ano, e que tem futuro”.
Este evento que se pretende reflexo da comunidade são-brasense dá ainda lugar a causas solidárias, recebendo nesta edição a Associação Prometo Viver, o projeto “Com Paixão”, da Cruz Vermelha, e o projeto “Famílias de Acolhimento”. Uma perspetiva que sobe a palco com atuações do Grupo de música tradicional ucraniana “Jasmim” e da artista ucraniana Victoria Shpak.
A Feira da Serra de São Brás de Alportel continua a pautar-se como um evento acessível para todos os cidadãos, mantendo a parceria com a Casa de Repouso e Saúde de São Brás de Alportel e a Clínica SAN – Saúde para acolher as pessoas com dificuldades de locomoção e ajudá-las a tirar o melhor partido de todas as experiências. Exemplo disso, é a zona reservada junto ao palco principal para que os visitantes com dificuldades motoras, visuais ou auditivas possam assistir aos espetáculos com maior comodidade.
Um evento para saborear
O vereador David Gonçalves levantou o véu sobre os bastidores deste certame que é posto de pé com o empenho e dedicação dos trabalhadores da Câmara Municipal e a envolvência da comunidade são-brasense.
A Feira da Serra continua a manter a tradição e a procurar valorizar os saberes, os sabores e a cultura da Serra Algarvia e este ano vai ter a sua “Aldeia Serrana” e o “Encontro de Ofícios” ainda mais animados pois vai contar com mais artesãos a trabalhar ao vivo.
Pelo Palco Sabores vão passar diversas demonstrações gastronómicas e apresentações de projetos interessantes e inovadores inspirados na amêndoa que promete dar a conhecer todo o seu potencial no “Sítio da Amêndoa”.
Muito mais que um festival de artesanato e gastronomia ou de um cartaz de animação, a Feira da Serra procura ano após ano proporcionar uma experiência inesquecível ais seus visitantes com animação para toda a família numa diversidade de espaços e atividades para todos.
Exemplo disso, é o sítio dos curiosos onde os mais novos vão ter muitas surpresas e divertidas atividades lúdicas para experimentar ou ainda o sítio dos animais dinamizado pelo Centro de Interpretação e Educação Ambiental – Quinta do Peral onde estão confirmadas as presenças de vários animais autóctones do território algarvio.
E porque a tradição também tem som e ritmo próprio, o Palco Sonoridades volta a convidar artistas e grupos algarvios enquanto o Picadeiro abre diariamente com as sessões de batismo de equitação para crianças seguidas de espetáculos equestres e este ano ainda com uma novidade: um espetáculo com a “Super Dog Flor”.
Numa altura em que os animais de estimação estão em voga, também a Associação Algharbravo se associa à Feira da Serra com demonstrações de treino de obediência canina para cachorros e demonstrações de obediência canina.
Assumindo-se naturalmente, ano após ano, como um motor promotor do interior algarvio, a Feira da Serra conta um cartaz para o palco principal totalmente nacional e que este se prepara para receber os concertos dos lendários “Resistência”, “João Pedro Pais”, José Cid e da talentosa estrela da música nacional, Bárbara Tinoco.
As portas da Feira da Serra de São Brás de Alportel abrem diariamente às 19:00 e os bilhetes podem ser adquiridos no recinto a partir das 18:30, e antecipadamente na Meo Blueticket e nos dias úteis na Tesouraria da Câmara Municipal.