O concelho de Albufeira tornou-se o primeiro a nível nacional a deter uma frota de transportes urbanos 100% elétrica. Para tal houve uma substituição das antigas 10 viaturas a diesel por 23 autocarros elétricos.
A frota da rede GIRO sofreu uma renovação que arrancou no final do ano passado. Os resultados são benéficos uma vez que para além de ambientais há também melhorias substanciais no serviço de transportes urbanos.
Autocarros Giro
A rede de transportes GIRO teve início em 2004. Na altura contava apenas com três circuitos, mas tem agora 11 linhas. As paragens similarmente também aumentaram: são agora 218, quando antes eram 135. José Carlos Rolo, presidente da autarquia, referiu que há agora 1331 lugares disponíveis e não 496 como dantes.
O presidente da autarquia explicou que esta renovação representa um ponto de viragem em Albufeira, cuja população praticamente triplica no verão.
“Esta nova versão vem não só melhorar muito o concelho em termos ambientais, como mudar a forma como as pessoas encaram a mobilidade em Albufeira. O GIRO é muito utilizado pelos estudantes, sobretudo na época escolar. Há sobretudo residentes, mas também vejo cada vez mais turistas parados nos abrigos à espera do autocarro, porque agora passa também por zonas turísticas”, explicou ao ECO.
A quantidade de dióxido de carbono lançada para a atmosfera vai passar de 6.436,55 quilos emitidos por cada mil quilómetros percorridos nos autocarros a diesel para apenas 671,60 quilos por cada mil quilómetros nos autocarros elétricos.
Para José Carlos Rolo o próximo passo é apostar na divulgação do mapa e dos circuitos da rede através de desdobráveis a distribuir pelos hotéis e alojamentos de Albufeira. O objetivo é que a informação chegue a cada vez mais turistas.
Esta renovação representa mais uma etapa cumprida na política de mobilidade sustentável que a Câmara de Albufeira quer desenvolver.