Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

VOLTA. “Tavirense” Alejandro Marque segura amarela com Frederico Figueiredo a vencer quarta etapa

Apesar de Alejandro Marque ter entrado mais atrasado, conseguiu segurar o primeiro lugar, liderando com um total de 17:46.00 horas

19:31 8 Agosto, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O corredor português Frederico Figueiredo (Efapel) venceu hoje a quarta etapa da Volta a Portugal em bicicleta, disputada entre Belmonte e a Guarda, na qual o espanhol Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) manteve a camisola amarela.

Frederico Figueiredo cumpriu os 181,6 quilómetros da etapa em 4:28.25 horas, batendo sobre a meta o seu compatriota Amaro Antunes (W52-FC Porto), que, deste modo, ascendeu ao segundo lugar da geral, a apenas cinco segundos de Alejandro Marque, que, apesar de ter entrado mais atrasado, conseguiu segurar o primeiro lugar, liderando com um total de 17:46.00 horas.

Depois de disputadas quatro etapas, a Volta cumpre na segunda-feira um dia de descanso, regressando na terça-feira para a quinta etapa, uma tirada de 171,3 quilómetros, que vai ligar Águeda a Santo Tirso.

Figueiredo ‘vingou-se’ de Antunes e Efapel ‘salva’ amarela de Marque


Frederico Figueiredo ‘vingou-se’ hoje de Amaro Antunes, ao impor-se na Guarda, na quarta etapa da Volta a Portugal em bicicleta, num dia em que a obsessão da Efapel pela W52-FC Porto ‘salvou’ a amarela de Alejandro Marque.

Figueiredo e Antunes reeditaram, com papéis invertidos, o duelo que travaram na Senhora da Graça no ano passado, e, desta vez, foi o ciclista da Efapel a poupar-se para estrear o seu palmarés na prova rainha do calendário nacional, com a sua equipa, que o perseguiu nos quilómetros finais, a poder ainda congratular-se por ter impedido o campeão em título de chegar a amarela, por meros cinco segundos.

“Era uma pergunta que eu esperava já. Sim, [a Senhora da Graça] está vingada. Ainda falta pagar uma, porque a Serra da Estrela também ficou marcada”, respondeu ‘Fred’, entre gargalhadas sonoras, revelando que o seu companheiro de fuga o convidou “umas certas vezes” para ajudar no trabalho que os levou a subir ao pódio da geral da 82.ª edição.

Muito antes do ataque que redefiniu as contas da geral, e que quase evitava que Marque passasse o dia de descanso de amarelo, já as duas equipas demonstravam o ‘ódio’ que as separa.

‘Humilhadas’ pelos galegos do Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel na Torre, W52-FC Porto e Efapel tentaram ‘mexer’ na corrida ainda longe da Guarda, com Ricardo Mestre, Daniel Mestre e Ricardo Vilela (W52-FC Porto), Rafael Reis e Javier Moreno (Efapel), aos quais se juntou Roniel Campos (Louletano-Loulé Concelho), a isolarem-se decorridos que estavam 50 quilómetros dos 181,6 desde Belmonte.

As duas equipas não aprenderam com os erros da véspera e, embrenhadas na sua rivalidade intestina, não uniram esforços para que a fuga vingasse, nunca alcançando mais de 1.20 minutos de vantagem sobre o primeiro pelotão comandado pelos tavirenses.

Na subida a Videmonte, instalada a menos de 30 quilómetros da meta, atacaram Antunes e Figueiredo, que, pouco antes, tinham estado momentaneamente na fuga entretanto extinta, com o algarvio da W52-FC Porto a trabalhar a solo, com o corredor da Efapel sempre na roda – inverteram-se os papéis em relação à etapa da Senhora da Graça do ano passado, quando o ‘dragão’ aproveitou o esforço de ‘Fred’, sem passar uma única vez pela frente, para chegar à amarela.

Com a ‘escolta’ reduzida a Gustavo Veloso, que caiu ao quilómetro zero e hipotecou definitivamente o sonho de se despedir do ciclismo com uma terceira vitória na Volta a Portugal, Marque teve um problema mecânico, perdeu uns 45 segundos, e ‘obrigou’ o então segundo classificado da prova a parar para o rebocar, quando, na frente, o duo já levava quase dois minutos de vantagem.

O campeão em título ainda tentou convencer Figueiredo a colaborar, para ouvir um rotundo não do homem que desempenhou um papel decisivo no seu triunfo. Nada que demovesse o portista, que continuou a pedalar rumo ao objetivo de vestir a amarela, facilitado pelo facto de Veloso ser o único a perseguir no cada vez mais diminuto pelotão.

Com o triunfo na etapa bem encaminhado – menos desgastado, o terceiro classificado da edição especial não teve dificuldades para bater o algarvio na meta, que os dois cruzaram com o tempo de 04:28.25 horas -, os homens da Efapel decidiram, por capricho, que não queriam que Antunes vestisse a amarela e, a três quilómetros da chegada, iniciaram uma feroz perseguição ao seu próprio ciclista para ‘oferecerem’ mais um dia de liderança a Marque.

“Epá, eu fiquei um bocado surpreendido. Ia o Fred à frente, mas eles [Efapel] é que fazem a sua corrida e fazem a sua tática. Aí não nos podemos meter”, disse o galego de 39 anos, que vai para o dia de descanso de amarelo, com apenas cinco segundos de vantagem sobre Antunes e 25 sobre Figueiredo, respetivamente segundo e terceiro.

Joni Brandão (W52-FC Porto), quarto a 1.08 minutos, sucede-lhes, seguindo-se Mauricio Moreira (Efapel), terceiro na etapa de hoje, a 59 segundos do vencedor – não fosse a penalização de 40 segundos da véspera estaria a 29 da amarela -, com António Carvalho, por parte da formação ‘amarela’, e João Rodrigues, o ‘portista’ campeão da prova em 2019, a ainda estarem na corrida pelo pódio, com diferenças de 01.26 e 01.31 para a amarela.

O pelotão volta a estrada na terça-feira, para cumprir os 171,3 quilómetros da quinta etapa, que liga Águeda a Santo Tirso.

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Salinas de Castro Marim.
Algarve

Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

18:10 27 Setembro, 2026 14:18 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre julho e setembro, uma fina camada de cristais forma-se à superfície das salinas de Castro Marim, onde a produção é feita à mão

Idosa a contar dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 18:46 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos para outubro

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Algarve Cultura Economia

InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local

10:00 27 Setembro, 2026 20:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festival regressa a 3 e 4 de outubro e junta Stock Out, concertos, circo, arte ao vivo, jogos e mercado de artesãos

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Auto Europa

Volkswagen continua a ser a marca mais vendida na Europa, mas estas chinesas estão a crescer mais de 200%

11:30 26 Setembro, 2026 22:25 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Volkswagen continua a ser a marca automóvel mais vendida na Europa, mas os números de agosto mostram uma rápida subida dos fabricantes chineses

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Mulher no banco.
Economia Nacional

Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos

18:50 27 Setembro, 2026 15:47 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fim da prestação não acaba com a proteção, já que existe um subsídio subsequente sujeito aos rendimentos e património do agregado familiar

Opinião Saúde

Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

07:30 27 Setembro, 2026 20:29 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração trabalha continuamente durante toda a nossa vida. Cuidarmos dele é, afinal, uma das formas mais concretas de cuidarmos da nossa própria vida e da vida daqueles que nos rodeiam"

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Salinas de Castro Marim.
Algarve

Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

18:10 27 Setembro, 2026 14:18 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre julho e setembro, uma fina camada de cristais forma-se à superfície das salinas de Castro Marim, onde a produção é feita à mão

Idosa a contar dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 18:46 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos para outubro

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Algarve, Cultura, Economia

InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local

10:00 27 Setembro, 2026 20:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festival regressa a 3 e 4 de outubro e junta Stock Out, concertos, circo, arte ao vivo, jogos e mercado de artesãos

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Auto, Europa

Volkswagen continua a ser a marca mais vendida na Europa, mas estas chinesas estão a crescer mais de 200%

11:30 26 Setembro, 2026 22:25 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Volkswagen continua a ser a marca automóvel mais vendida na Europa, mas os números de agosto mostram uma rápida subida dos fabricantes chineses

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos

18:50 27 Setembro, 2026 15:47 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fim da prestação não acaba com a proteção, já que existe um subsídio subsequente sujeito aos rendimentos e património do agregado familiar

Opinião, Saúde

Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

07:30 27 Setembro, 2026 20:29 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração trabalha continuamente durante toda a nossa vida. Cuidarmos dele é, afinal, uma das formas mais concretas de cuidarmos da nossa própria vida e da vida daqueles que nos rodeiam"

Últimas Notícias

  • Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina
    Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina
  • Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos
    Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos
  • Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade
    Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade
  • Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta
    Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta
  • Governo prometeu baixar a carga fiscal, mas esta voltou a aumentar
    Governo prometeu baixar a carga fiscal, mas esta voltou a aumentar

Opinião

  • O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
    O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
  • Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
    Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento