Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Desporto

Ucrânia: Triatletas em “choque” competem em Quarteira para mostrar que país segue em frente

Maryna Kyryk e Sergiy Kurochkin, dois triatletas ucranianos inscritos para a Taça da Europa de Quarteira de sábado, vão tentar esquecer o “choque” causado pela ofensiva militar russa na Ucrânia e mostrar que o país deve “seguir em frente”.

18:33 25 Março, 2022 18:37 25 Março, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“Estou de alma e coração com o meu país. Como atleta, estou preparada para mostrar o melhor possível. Queremos mostrar que o desporto continua e que, mesmo em situação de guerra, a Ucrânia funciona, existe, é um país independente e que deve e vai seguir em frente”, disse Maryna, de 24 anos, aos jornalistas.

A atleta volta a Quarteira apenas quatro meses depois de ali ter sido 16.ª classificada, também numa etapa da Taça da Europa, mas desde novembro o mundo mudou e o seu país está agora em guerra.

“Foi a minha irmã, que está em Brovary, perto de Kiev, que me ligou às cinco da manhã, no dia 24 [de fevereiro], a dizer que as bombas tinham começado a cair. Foi assim que soube. Foi um choque, sentimos todos um grande choque”, recordou Maryna, que na altura estava a milhares de quilómetros, a cumprir estágio na Turquia, e hoje tem alguns amigos, também atletas profissionais, “a combater o inimigo na linha da frente”.

Sergiy Kurochkin, que também estava a estagiar na Turquia aquando do início da invasão russa, quer “tentar pôr os sentimentos de lado” assim que, no sábado, entrar na água, no primeiro setor da prova de triatlo, reconhecendo que vai ser complicado.

“Quero tentar mostrar a qualidade e os resultados da preparação que fizemos. Sou um atleta profissional, mas sei que, como estou a representar o meu país e o povo ucraniano, será muito difícil”, afirmou.

O triatleta de 33 anos é natural de Zaporijia, uma das zonas mais afetadas pelos bombardeamentos da Rússia e onde estão atualmente os pais, que ainda não pensam em sair da Ucrânia.

“Após um mês de bombardeamentos, eles já quase aceitaram a situação como normal. As sirenes estão sempre a tocar, mísseis a cair. Para já, ninguém da minha família quer sair. Queremos defender a nossa terra. Só se a situação piorar, ou ficar impossível de viver, como acontece em Mariupol, é que poderão sair. A minha mãe nasceu em Volnovakha. É uma cidade que, simplesmente, já não existe”, contou, emocionado, Sergiy.

Com os seus pais na região de Rivne, numa zona “mais segura” no oeste do país, Maryna Kyryk, antiga nadadora profissional, confessou, por seu lado, que “tem sido muito difícil treinar” e abstrair-se do conflito, estando sempre ‘de olho’ no telemóvel.

“Eles estão numa zona calma e temos conseguido comunicar. Mas, durante os treinos, tenho o telemóvel comigo, sempre a olhar para as mensagens. Os meus pais avisam-me sempre que vão para o ‘bunker’ e ficam sem comunicações. Depois há sempre a ansiedade de saber quando saem, quando me dizem algo. Estou sempre a treinar com muito, muito, muito ‘stress’”, confessa.

Os dois atletas estão em Quarteira com o apoio da federação portuguesa, que assegurou isenção do custo de inscrições e apoio logístico na estadia e alimentação.

“Tivemos imensa ajuda da federação portuguesa e da federação internacional para estar aqui. Estamos surpreendidos com o apoio e a solidariedade enorme que o mundo tem demonstrado, estou muito grata que o mundo acredite na Ucrânia e não na Rússia. É um apoio muito importante para nós”, sublinhou Maryna Kyryk.

Depois de Portugal, a triatleta segue para Espanha, onde tem presença confirmada noutra prova, mas tem “esperança de que a guerra, a ocupação liderada por [Vladimir] Putin, acabe rapidamente”, porque quer voltar à Ucrânia natal.

“No dia 24 de fevereiro, estava a treinar na Turquia, integrado num estágio com mais atletas ucranianos. Era um dia normal e, quando recebemos as notícias da invasão, não queríamos acreditar. Tem sido um pesadelo. Com o passar dos dias, e tudo a piorar, ninguém quer acreditar no que se está a passar. Parece um filme”, concluiu Sergiy Kurochkin sobre a situação na Ucrânia.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou, entre a população civil, pelo menos 1.035 mortos, incluindo 90 crianças, e 1.650 feridos, dos quais 118 são menores, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,70 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Taça da Europa de triatlo traz mais de 250 atletas de 35 países a Quarteira

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Pedalar Sem Idade mobiliza voluntários e participantes em VRSA.
Algarve

Nem carro nem mota: nesta cidade no Algarve os idosos podem passear gratuitamente num veículo pouco habitual

12:10 1 Outubro, 2026 11:46 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em Vila Real de Santo António, idosos e pessoas com mobilidade reduzida podem fazer passeios gratuitos em trishaws conduzidos por voluntários

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Opinião Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve

Lar clandestino encerrado em Olhão pela Segurança Social: 22 idosos retirados e há suspeitas de maus-tratos

14:20 30 Setembro, 2026 14:09 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social encerrou com caráter urgente um lar clandestino em Olhão, onde encontrou 22 idosos

Opinião

Experiência onírica de primeiro-ministro | Por José Figueiredo Santos

18:10 29 Setembro, 2026 18:14 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Fui tomar o meu café sem assessores de imprensa a tirarem notas, sem fotógrafos de primeira página e sem uma escolta policial a abrir-me caminho. E, por um breve instante, quase me senti o líder do Governo"

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva vem em grande força a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

17:20 29 Setembro, 2026 15:32 29 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, a previsão aponta para períodos de chuva forte nestas regiões portuguesas

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Pedalar Sem Idade mobiliza voluntários e participantes em VRSA.
Algarve

Nem carro nem mota: nesta cidade no Algarve os idosos podem passear gratuitamente num veículo pouco habitual

12:10 1 Outubro, 2026 11:46 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em Vila Real de Santo António, idosos e pessoas com mobilidade reduzida podem fazer passeios gratuitos em trishaws conduzidos por voluntários

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Opinião, Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve

Lar clandestino encerrado em Olhão pela Segurança Social: 22 idosos retirados e há suspeitas de maus-tratos

14:20 30 Setembro, 2026 14:09 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social encerrou com caráter urgente um lar clandestino em Olhão, onde encontrou 22 idosos

Opinião

Experiência onírica de primeiro-ministro | Por José Figueiredo Santos

18:10 29 Setembro, 2026 18:14 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Fui tomar o meu café sem assessores de imprensa a tirarem notas, sem fotógrafos de primeira página e sem uma escolta policial a abrir-me caminho. E, por um breve instante, quase me senti o líder do Governo"

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva vem em grande força a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

17:20 29 Setembro, 2026 15:32 29 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, a previsão aponta para períodos de chuva forte nestas regiões portuguesas

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Últimas Notícias

  • Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
    Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
  • Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
    Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
  • Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
    Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
  • Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
    Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
  • Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário
    Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
  • O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
    O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
  • Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz
    Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
    Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento