A cidade do Gilão acolheu este domingo mais uma edição do torneio de Tiro com Arco, organizado pelo Clube Vela de Tavira, inserido nas comemorações do 47º aniversário do clube.
“Após um interregno, desde o último torneio em 2019, foi com muito agrado que recebemos 92 atletas nacionais e internacionais, dos quais 49 vindos de Espanha dos nossos clubes vizinhos: Asirio (Huelva), La Flecha Isleña (Isla Cristina) e Arco Guadaira (Sevilha)”, afirma a Direção do clube em comunicado.
“De Portugal pudemos contar com os clubes algarvios Núcleo de Arqueiros Marafados, Núcleo Juvenil de Vila Real de Santo António e Grupo Popular das Portelas, assim como o Real Sport Clube de Massamá”, explica.
O local da prova foi, mais uma vez, o campo anexo ao Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira, que reúne todas as condições de segurança e conforto para os atletas.
Um dos momentos que marcou o evento foi o minuto de silêncio realizado em memória e em homenagem ao nosso saudoso atleta e arqueiro António Fernandes, falecido no passado mês de junho, após doença prolongada.
Com atletas, dos 7 aos 68 anos de idade, atuais e antigos campeões nacionais de Portugal e de Espanha presentes em diversas categorias, não faltou a boa disposição e o habitual espírito de competição saudável entre todos, competindo em diferentes categorias e escalões, com arcos recurvos tradicionais, olímpicos, compostos e longbows.
Nos Femininos destacam-se as pontuações máximas obtidas em cada categoria (em 600 pontos possíveis):
- Em Longbow, o Clube de Vela de Tavira obteve a vitória com a atleta Francesca a conseguir 159 pontos;
- No Tradicional, Matilde Madrid do clube La Flecha Isleña com 445 pontos;
- No Barebow, a nossa atual campeã nacional de sala, Madalena Viegas com 469 pontos;
- No Recurvo Olímpico destaque para a atleta do Clube de Vela de Tavira, Núria Machado, com 521 pontos.
- No Composto, Patrícia Paixão do clube RSC consegue a pontuação de 573 pontos.
Nos Masculinos, as pontuações foram as seguintes:
- Em Longbow, Heath Francis do Clube GPP no escalão Sénior obteve 436 pontos;
- No Tradicional, Francisco Ruiz “Pope” do Clube La Flecha Isleña no escalão Sénior conseguiu 518;
- No Barebow, Filipe Marques do Clube Vela de Tavira no escalão Sénior alcançou 541 pontos;
- No Recurvo Olimpico, Leonardo Martínez do clube La Flecha Isleña no escalão 9-11 anos obteve 590 pontos;
No Composto, Ricardo Duarte dos Santo do Clube Real Sport Club no escalão Sénior arrecadou 588 pontos.
Houve ainda lugar para um desempate emocionante entre Francisco soto González, do Clube Asirio, e Guilherme Pereira Domingues, do Clube RSC, onde no processo de shoot-off (uma flecha apenas no alvo, onde ganha a que ficar mais perto do centro) fizeram os dois a pontuação de 9 pontos em 10, levando o arqueiro espanhol a vitória por menos de 2 centímetros de diferença.
No final da prova foram feitas finais de equipas para cada categoria:
- Em Tradicional ganhou a equipa Team 1 composta por membros do clube La flecha Isleña (Enrique Feu, Pepe Villar e Francisco “Pope”);
- Barebow, a Team 3, uma equipa mista composta por membros de diferentes equipas – Juan Ortega (LFI) Nuno Muralha (RSC) e Madalena Viegas (CVT);
- Recurvo, uma equipa mista composta por membros de diferentes equipas – Diogo Ramos (RSC), João Roberto (CVT) e Joana Roberto (CVT);
- Composto, Asirios, uma equipa composta por membros do clube ASIRIO (Agustín Gómez , Jesus Calero e Francisco González).
A entrega de prémios teve lugar na sede do Clube de Vela de Tavira, a seguir ao já tradicional almoço-convívio.
“Este evento só foi possível graças ao empenho dos nossos atletas, pais, amigos, direcção e sócios do clube, assim como das sinergias entre as várias entidades, onde pudemos contar novamente com a ajuda do Núcleo Juvenil de Vila Real de Santo António que nos disponibilizou parte do seu material, dos voluntários incansáveis nas mais diferentes tarefas desde arbitragem a montagem de campo, assim como a preciosa colaboração e apoio da Câmara Municipal de Tavira e do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude e respetivas Federações FPTA e FABP”, salienta a Direção do clube tavirense, que promete “continuar a organizar este, que foi para já o torneio anual com mais atletas inscritos de iniciativa do Clube de Vela de Tavira”.