Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

Tóquio2020: Pedro Pichardo conquista medalha de ouro no triplo salto

Pichardo venceu o concurso com um salto de 17,98 metros, conquistando a primeira medalha de ouro para Portugal em Tóquio2020, depois da de prata de Patrícia Mamona na prova feminina do triplo salto e das de bronze do judoca Jorge Fonseca (-100 kg) e do canoísta Fernando Pimenta (K1 1.000)

08:47 5 Agosto, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Pedro Pablo Pichardo conquistou hoje a medalha de ouro na prova do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, com novo recorde nacional, elevando para quatro o número de medalhas obtidas por atletas portugueses, o melhor resultado de sempre.

Pichardo venceu o concurso com um salto de 17,98 metros, conquistando a primeira medalha de ouro para Portugal em Tóquio2020, depois da de prata de Patrícia Mamona na prova feminina do triplo salto e das de bronze do judoca Jorge Fonseca (-100 kg) e do canoísta Fernando Pimenta (K1 1.000).

Portugal superou os resultados alcançados em Los Angeles1984 e Atenas2004, edições em que subiu três vezes ao pódio, passando a totalizar 28 medalhas em Jogos Olímpicos (cinco de ouro, nove de prata e 14 de bronze), 12 das quais no atletismo, modalidade que proporcionou também os cinco títulos olímpicos.

O atleta natural de Cuba, de 28 anos, efetuou o seu melhor salto, de 17,98 metros, à terceira tentativa, e bateu o seu o recorde nacional por três centímetros, impondo-se ao chinês Yaming Zhu, com 17,57, e ao burquinense Fabrice Zango, com 17,47, que conquistaram as medalhas de prata e de bronze, respetivamente.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje o atleta Pedro Pichardo pela conquista da medalha de ouro na prova do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, destacando a melhor participação portuguesa de sempre.

“Naquela que já é a melhor participação de sempre de Portugal nos Jogos da Era Moderna, Pedro Pichardo alcançou a glória do ouro olímpico, a quinta destas medalhas na história de Portugal”, refere uma mensagem publicada do sítio oficial da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu, “em nome de Portugal e dos portugueses”, o desempenho do atleta do Benfica.

PERFIL: Pichardo escolheu Portugal para conseguir o maior dos voos

Pedro Pablo Pichardo tornou-se esta quinta-feira no quinto português campeão olímpico, o segundo no triplo salto, mantendo o pleno do atletismo neste historial, depois de ter sido adotado pelo país e pelo Benfica.

O saltador nasceu em Santiago de Cuba, no dia 30 de junho de 1993 e, desde cedo, mostrou que estava reservado para grandes voos, o maior, até agora, foi alcançado hoje na final do triplo salto dos Jogos Olímpicos.

Nesta disciplina, sucedeu a Nelson Évora, campeão em Pequim2008 e que se despediu na terça-feira, sem um abraço de Pichardo e sem surpresa, após ter chegado a Tóquio2020 com a melhor marca do ano ao ar livre (17,92 metros) e dominado a qualificação (17,71).

Este foi só mais um dos palcos mundiais a ser conquistado por Pichardo, que se sagrou campeão do mundo de juniores, em 2012, no ano seguinte, vice-campeão absoluto e, em 2015, juntou-se ao exclusivo lote de triplistas a voar mais de 18 metros, juntando-se ao recordista mundial Jonathan Edwards, aos norte-americanos Christian Taylor, Will Claye e Kenny Harrison e ao francês Teddy Tamgho.

Os 18,29 de Edwards são o desafio que se coloca a Pichardo, que cumpriu em Tóquio a estreia olímpica, depois de ter ficado afastado do Rio2016, então por decisão dos médicos da seleção cubana, devido a uma microfratura num tornozelo.

Pichardo não aceitou bem, desentendeu-se com a federação, que não o deixava ter o pai como treinador, que ainda hoje o orienta, e foi suspenso. Em abril de 2017, desertou de um estágio da seleção em Estugarda na Alemanha, rumou a Portugal, onde foi acolhido como refugiado e assinou pelo Benfica, graças à intervenção da responsável pela modalidade, e também antiga saltadora, Ana Oliveira.

“Tomámos conhecimento da decisão do Pedro e, seguindo a estratégia da direção do Benfica, fizemos um convite, que foi aceite de imediato, porque já conhecia o clube. Depois, tudo correu de forma natural, apesar de algumas pessoas não terem percebido o impacto desta contratação. Estamos orgulhosos pelo que fizemos, porque agora o Pedro é um português integrado e realizado na sua vida”, explicou Ana Oliveira, em declarações à Lusa.

O então cubano era a resposta à transferência de Évora para o rival Sporting e, sete meses depois, em novembro de 2017, naturalizou-se português – um processo que só ficou concluído para a federação internacional em outubro do ano seguinte –, tendo, na estreia com as cores nacionais, sido quarto nos Mundiais de 2019, antes de conquistar o título de campeão europeu em pista coberta de 2021.

De resto, a ‘oficialização’ da nacionalidade chegou em 13 de novembro de 2017, um dia antes de a filha nascer.

Um pouco avesso a entrevistas, apreciador do Algarve, que lhe faz lembrar a sua terra natal, e de comida portuguesa, à exceção do tradicional bacalhau, arrebatou o recorde nacional em 2018, ao saltar 17,95 na etapa de Doha da Liga de Diamante, que viria a conquistar.

“O Pedro é muito inteligente e tem uma enorme capacidade de aprendizagem e decisão. É um autodidata e gosta de ser autónomo, o que lhe permitiu também uma mais fácil e maior adaptação à nossa sociedade. Ele adora Portugal, é extremamente cuidadoso e exigente consigo próprio. Costuma dizer que só gostava que fôssemos menos burocráticos, mas quem não gostaria”, descreveu a diretora do projeto Benfica Olímpico.

A responsável ‘encarnada’ descreveu ainda o novo herói do triplo salto nacional como humilde, apreciador de música e de filmes em casa, assinalando-lhe o “enorme sentido de humor”.

“As prioridades para ele são sempre a família e a sua profissão, por esta ordem. É muito focado e disciplinado. Além dos títulos e das medalhas, tem um objetivo muito forte que é o de bater o recorde do mundo como cidadão português”, vincou Ana Oliveira, salientando que face ao resultado alcançado em Tóquio: “Todos acreditamos que é possível”.

Hoje, no Estádio Olímpico, juntou o seu nome a Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nelson Évora entre os campeões olímpicos portugueses, assegurando a melhor representação nacional em Jogos com a conquista de quatro medalhas, depois das subidas ao pódio de Patrícia Mamona, também no triplo, do judoca Jorge Fonseca, em -100 kg, e do canoísta Fernando Pimenta, em K1 1.000 metros.

“Parece fácil, parece”, admitiu Pichardo, na zona mista do recinto olímpico de Tóquio, após a qualificação, quando admitiu que tinha nas pernas um salto superior a 18 metros. Não chegou a passar a marca, mas, mais uma vez, pareceu fácil.

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Algarve

PJ detém dois homens e apreende droga, dinheiro e arma de fogo em Albufeira

12:10 13 Agosto, 2026 12:19 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A investigação da PJ a rede de tráfico no Algarve prossegue, depois de novas detenções em Albufeira e apreensões de droga e dinheiro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano

13:00 13 Agosto, 2026 12:52 13 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

O bónus nas pensões pode regressar em 2026, depois dos pagamentos feitos nos últimos dois anos, mas ainda faltam confirmações do Governo

Marcelo Rebelo de Sousa na praia. Crédito: Lusa
Algarve

“Sinto-me bem e quero ir à praia”: Marcelo Rebelo de Sousa partilha os planos que tem para o resto das férias no Algarve após alta do hospital

13:30 13 Agosto, 2026 13:19 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Depois de ter recebido alta do Hospital de Faro na sequência de um episódio de mal-estar, Marcelo Rebelo de Sousa diz sentir-se bem

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Ciência Cultura Opinião

Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos

12:47 13 Agosto, 2026 12:47 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ficam a fotografia, o vídeo e os likes. E talvez também fique, se tivermos alguma sorte, uma pergunta um pouco mais incómoda: vimos realmente o eclipse ou vimos sobretudo a nossa própria necessidade de dizer que o vimos?"

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Algarve Cultura Economia

Inscrições para stands de restauração da Feira de são Francisco decorrem até 31 de agosto

12:34 13 Agosto, 2026 12:35 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Feira de São Francisco decorre de 2 a 5 de outubro, no Parque de Feiras e Exposições de Tavira, e tem inscrições a decorrer

Opinião Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Portagem em Portugal.
Auto Nacional

“Tradição que nunca cheguei a aproveitar”: condutor recorda esta portagem por onde todos passavam sem pagar em agosto

13:10 13 Agosto, 2026 12:12 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Durante anos, milhares de automobilistas puderam atravessar a Ponte 25 de Abril sem pagar portagem durante todo o mês de agosto

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Algarve

PJ detém dois homens e apreende droga, dinheiro e arma de fogo em Albufeira

12:10 13 Agosto, 2026 12:19 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A investigação da PJ a rede de tráfico no Algarve prossegue, depois de novas detenções em Albufeira e apreensões de droga e dinheiro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano

13:00 13 Agosto, 2026 12:52 13 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

O bónus nas pensões pode regressar em 2026, depois dos pagamentos feitos nos últimos dois anos, mas ainda faltam confirmações do Governo

Marcelo Rebelo de Sousa na praia. Crédito: Lusa
Algarve

“Sinto-me bem e quero ir à praia”: Marcelo Rebelo de Sousa partilha os planos que tem para o resto das férias no Algarve após alta do hospital

13:30 13 Agosto, 2026 13:19 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Depois de ter recebido alta do Hospital de Faro na sequência de um episódio de mal-estar, Marcelo Rebelo de Sousa diz sentir-se bem

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Ciência, Cultura, Opinião

Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos

12:47 13 Agosto, 2026 12:47 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ficam a fotografia, o vídeo e os likes. E talvez também fique, se tivermos alguma sorte, uma pergunta um pouco mais incómoda: vimos realmente o eclipse ou vimos sobretudo a nossa própria necessidade de dizer que o vimos?"

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Algarve, Cultura, Economia

Inscrições para stands de restauração da Feira de são Francisco decorrem até 31 de agosto

12:34 13 Agosto, 2026 12:35 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Feira de São Francisco decorre de 2 a 5 de outubro, no Parque de Feiras e Exposições de Tavira, e tem inscrições a decorrer

Opinião, Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Portagem em Portugal.
Auto, Nacional

“Tradição que nunca cheguei a aproveitar”: condutor recorda esta portagem por onde todos passavam sem pagar em agosto

13:10 13 Agosto, 2026 12:12 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Durante anos, milhares de automobilistas puderam atravessar a Ponte 25 de Abril sem pagar portagem durante todo o mês de agosto

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Últimas Notícias

  • “Sinto-me bem e quero ir à praia”: Marcelo Rebelo de Sousa partilha os planos que tem para o resto das férias no Algarve após alta do hospital
    “Sinto-me bem e quero ir à praia”: Marcelo Rebelo de Sousa partilha os planos que tem para o resto das férias no Algarve após alta do hospital
  • “Tradição que nunca cheguei a aproveitar”: condutor recorda esta portagem por onde todos passavam sem pagar em agosto
    “Tradição que nunca cheguei a aproveitar”: condutor recorda esta portagem por onde todos passavam sem pagar em agosto
  • Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano
    Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano
  • Inscrições para stands de restauração da Feira de são Francisco decorrem até 31 de agosto
    Inscrições para stands de restauração da Feira de são Francisco decorrem até 31 de agosto
  • Esta é a forma legal de não pagar o depósito das embalagens Volta após as regras que começaram a 10 de agosto
    Esta é a forma legal de não pagar o depósito das embalagens Volta após as regras que começaram a 10 de agosto

Opinião

  • Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos
    Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos
  • A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
    A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda
    Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda
  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento