O nadador português Tiago Neves conseguiu no sábado um diploma nos Surdolímpicos, a decorrer em Caxias do Sul, ao ser quinto na final dos 200 metros bruços, estabelecendo um novo recorde nacional.
A melhor marca nacional, que já lhe pertencia, foi superada por si duas vezes no dia de prova, primeiro na eliminatória e depois de novo na final, em que nadou a distância, em Caxias do Sul, em 2.34,24 minutos.
De resto, este é o melhor resultado da história da natação portuguesa em Jogos Surdolímpicos.
Ainda na piscina, Diogo Neves conseguiu um novo recorde pessoal, ao nadar os 200 livres em 2:20,68 minutos, com Ricardo Belezas a registar 2.11,76, a 19.ª melhor marca das eliminatórias.
Após seis dias de provas, Portugal soma uma medalha de ouro, conseguida pela judoca Joana Santos, na categoria -57 kg, uma de bronze, conquistada pelo ciclista André Soares na prova de contrarrelógio, e ainda oito diplomas.
Portugal, que está representado por 12 atletas, em seis modalidades, soma 15 medalhas em Jogos Surdolímpicos, competição na qual participa desde 1993.
O evento é organizado pelo Comité Internacional de Desporto para Surdos (ICSD), criado em 1924 e que em 1955 foi admitido pelo Comité Olímpico Internacional como federação internacional.