Em femininos, o Sporting, e em masculinos, o Benfica, conquistaram este domingo os títulos nacionais de primeira divisão de natação, após dois dias de competição no Complexo de Piscinas Municipais de Albufeira, no Algarve.
As ‘leoas’ recuperaram o domínio ao alcançar o nono título feminino, após o Benfica ter vencido em 2023. Já os ‘encarnados’ asseguraram o terceiro campeonato masculino consecutivo, somando agora oito troféus na sua história.
O Benfica liderou a competição masculina com 285 pontos, seguido pelo FC Porto, com 220, e pelo Sporting de Braga, com 218. Em femininos, o Sporting foi o grande vencedor, com o Benfica em segundo lugar e o FC Porto em terceiro.
Destaques individuais no Algarve
A competição dos nacionais de natação contou com desempenhos de grande nível. Diogo Ribeiro, campeão mundial, brilhou ao vencer os 50 metros livres, os 50 e os 100 metros mariposa, além de integrar três estafetas vitoriosas. A campeã europeia Camila Rebelo (Louzan/Efapel) também se destacou, ao conquistar os títulos nos 50, 100 e 200 metros costas, somando ainda triunfos em duas estafetas. Ambos alcançaram as melhores marcas do campeonato.
Os treinadores das equipas vencedoras destacaram o esforço dos atletas. O técnico das ‘leoas’ celebrou uma “vitória de muita vontade”, frisando o compromisso das nadadoras, “todas estudantes” que superaram as expectativas iniciais. Já o treinador do Benfica, José Machado, elogiou a consistência da sua equipa, que teve o pior resultado num quarto lugar, e considerou o campeonato “muito disputado”.
O evento reforça o Algarve como palco de competições desportivas de excelência, numa organização promovida pela Federação Portuguesa de Natação.
Leia também: Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa