O Portimonense, reduzido a nove jogadores nos últimos 20 minutos, regressou este sábado às vitórias caseiras, mais de quatro meses depois, ao bater o Alverca por 1-0, em partida da 17ª jornada da II Liga de futebol.
O golo apontado pelo avançado angolano Chico Banza, aos 46 minutos, decidiu a partida, na qual os algarvios demonstraram grande espírito de sacrifício após as expulsões de Geovane (62) e Alemão (70), fechando-se em duas linhas de ‘6×2’ para defender a vantagem.
O Portimonense, que não vencia em casa desde 01 de setembro, subiu, à condição, ao 13.º lugar, com 17 pontos, enquanto o Alverca, que fechou um ciclo de quatro vitórias seguidas no campeonato, segue, também provisoriamente, no sétimo posto, com 24.
Os ribatejanos entraram em jogo mais confiantes, com Andrezinho a falhar uma boa ocasião, aos oito minutos, enquanto os algarvios estiveram perto do golo num remate perigoso de Tamble Monteiro (20), para defesa a dois tempos de João Bravim.
No arranque do segundo tempo, o Portimonense chegou à vantagem, por Chico Banza, que após cruzamento de Filipe Relvas cabeceou ao segundo poste para o seu sexto tento na II Liga, mas a equipa algarvia teve de sofrer para garantir o triunfo.
Geovane foi expulso com duplo amarelo, aos 62 minutos, enquanto Alemão viu vermelho direto, oito minutos por travar, fora da área, o isolado Thauan Lara, o que obrigou os algarvios a recuar, abdicando totalmente de intenções ofensivas.
O Alverca foi incapaz de aproveitar a superioridade numérica e só ameaçou a igualdade num cabeceamento de Paulo Eduardo, que obrigou Vinicius Silvestre a excelente defesa (88 minutos).
Jogo disputado no Estádio Municipal de Portimão
Portimonense – Alverca, 1-0
Ao intervalo: 0-0
Marcadores:
1-0, Chico Banza, 46 minutos.
Equipas:
– Portimonense: Vinicius Silvestre, Teodoro, Alemão, Yuki Kobayashi, Filipe Relvas, Diogo Ferreira, Geovane, Ruan, Paulo Vítor, Chico Banza (Kelechi John, 72) e Tamble Monteiro (Cláudio Mendes, 64).
(Suplentes: Nakamura, Cláudio Mendes, Davis, Kelechi John, Tony, Camilo Durán, Kim Yong-hak, Diaby e Elijah Benedict).
Treinador: Ricardo Pessoa.
– Alverca: João Bravim, David Bruno, Fernando Varela, Sema Velázquez (Paulo Eduardo, 46), Thauan Lara (Reinaldo, 76), Eduardo Ageu, Miguel Pires (João Marcos, 76), Brenner Lucas (Wilson Eduardo, 71), Andrezinho, Diogo Martins (Pedro Bicalho, 57) e Anthony Carter.
(Suplentes: Pedro Silva, Alysson, Reinaldo, Paulo Eduardo, Wilson Eduardo, Ricardo Dias, Pedro Bicalho, Nkanyiso Shinga e João Marcos).
Treinador: Vasco Botelho da Costa.
Árbitro: Fá Sanhá (AF Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Miguel Pires (23), Anthony Carter (45+1), Geovane (45+2 e 62) e Chico Banza (65). Cartão vermelho por acumulação de amarelos a Geovane (62) e direto a Alemão (70).
Assistência: 918 espetadores.
Leia também: Este é um dos melhores restaurantes do Algarve, fica em cima de uma arriba e tem vista para o Atlântico