Portimão, Cidade Europeia do Desporto 2019, acolhe nos próximos dias vários eventos de grande projeção, desde o Campeonato do Mundo de Windsurf ao Europeu de Ultimate – Frisbee, passando pela Oliveira Cup em motociclismo e pelo Laser Run Global City Tour, assim como pelo Torneio Internacional de Portimão em Andebol M50, para veteranos.
Na componente dos desportos náuticos, a Praia da Rocha acolhe entre 20 de abril a 5 de maio, o Mundial de Windsurf, organizado pela Windptm e pelo Clube Naval de Portimão.
Durante este período vão decorrer provas destinadas às promessas da modalidade, como a Techno 293, em que tomará parte uma classe paraolímpica (desde 21 até 27 de abril), a Formula Windsurfing (28 de abril a 2 de maio) e a Formula Foil (3 a 5 de maio). Estarão presentes 120 atletas de 15 países, entre os quais a olímpica espanhola Marina Alabau, medalhada com ouro na disciplina de RSX, e Steve Allen, ex-campeão na modalidade de Formula.
Andebolistas veteranos e promessas do motociclismo
No dia 27 de abril o Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão recebe o Torneio Internacional de Portimão Andebol M50, destinado a veteranos masculinos e femininos. No torneio vão participar as equipas lusas do DAC Douro Andebol Clube, Esferantástica ACD/Boa Hora, Masters AndebolAlgarve/CCD Olhão e M50 Portugal Handball, além das formações espanholas do Club Handbol Sant Fost (Barcelona) e do ASAB Sevilla.
No dia seguinte, o Kartódromo Internacional do Algarve vai ser palco de uma etapa da Oliveira Cup, troféu de motociclismo pioneiro em Portugal e destinado à captação e formação de jovens aspirantes a pilotos de motos de velocidade, com a chancela de Miguel Oliveira e apoio do seu clube oficial de fãs. Com mais de meia centena de inscritos, entre os 6 e os 12 anos, os pilotos de palmo e meio correrão nas categorias Ohvale, MiniGP e Naked, que constituem a base para a iniciação e desenvolvimento dos primeiros passos em velocidade.
Outra realização digna de realce será o Campeonato da Europa Ultimate – Frisbee, entre 6 e 11 de maio na Praia da Rocha. Participam 22 países, num total de 88 equipas inscritas e 1350 jogadores, dividindo-se a competição em 14 campos. Esta prova, na qual Portugal marcará presença com quatro equipas, tem organização da World Flying Disc Federation, em associação com a BULA Ltd e a Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco, contando com o apoio do Município de Portimão.
No dia 5 de maio, o Portimão Arena acolhe o Laser Run Global City Tour, atividade desportiva que constitui a mais recente criação da União Internacional de Pentatlo Moderno e integra as disciplinas de corrida e tiro laser, num formato contínuo e intercalado onde se aliam as vertentes física e mental. Desportistas de todas as idades podem realizar a prática desta modalidade, na qual também têm papel de relevo as dimensões lúdica, recreativa, de bem-estar e da condição física.
(ES/CM)