O antigo piloto algarvio Inverno Amaral morreu hoje, aos 68 anos, vítima de doença prolongada, confirmou à agência Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim.
Inverno Amaral, natural de Faro, começou a sua carreira no automobilismo em 1975, com a participação no então Rali das Camélias.
O ponto alto da sua carreira chegaria em 1987, quando se tornou o primeiro algarvio a sagrar-se campeão nacional de ralis, aos comandos de um Renault 11 oficial.
“Era um exemplo para os outros pilotos e uma referência para todos. Deixa o país de luto”, comentou Ni Amorim, que deixou “sentidas condolências” à família.
Inverno Amaral passou, também, pelos campeonatos de Popcrosse (que venceu em 1980), velocidade e todo-o-terrreno, tendo vencido, ainda, em 1983, o Troféu Citroen Visa de ralis.
O Clube Automóvel do Algarve escreveu nas suas redes sociais: “José Inverno Amaral, o primeiro campeão nacional de ralis algarvio, faleceu hoje, deixando uma marca de talento e inspiração em várias gerações de adeptos regionais e nacionais. Senhor de uma carreira eclética (velocidade, Pocross, ralis e TT), com destaque no título nacional de Popcross em 1980 e o triunfo no Troféu Citroen Visa de ralis em 1983, o píncaro da sua carreira é atingido em 1987 quando vence o campeonato nacional de ralis ao volante de um Renault 11 Turbo Gr.A inscrito pelo importador português da marca, conseguindo também cumprir o desiderato antigo de vencer o seu Rali do Algarve à geral, numa edição bastante marcada pela lama. Mais tarde será também piloto oficial da Nissan nos primeiro anos do Troféu e Campeonato Nacional de TT. O Clube Automóvel do Algarve deixa aqui o seu voto de pesar à família, amigos , adeptos e todos aqueles que foram marcados por este grande Homem do automobilismo algarvio. Que a sua memória perdure”
Também a página “Historia do Rali do Algarve – 1970 a 1995” se manifestou acerca do falecimento de José Inverno Amaral: “Hoje recebemos a triste notícia do falecimento de José Inverno Amaral, primeiro algarvio a conseguir o título de campeão nacional de ralis e também o último a ganhar à geral o Rali do Algarve, ambos os feitos conseguidos em 1987. Iniciou a sua participação nesta prova em 1976 num pequeno Datsun 1200, passando depois para um Ford Escort RS 2000 e os Citroen Visa do troféu organizado pelo importador da marca francesa, sendo que em 1983 fica muito perto da vitória, só perdendo para Olivier Tabatoni, em carro idêntico mas ligeiramente mais evoluído. Mas a coroa de glória seria mesmo o ano de 1987 onde perante adversários melhor apetrechados venceu uma edição particularmente difícil, marcada por muita chuva e lama”.
RELACIONADO:
Morreu José Inverno Amaral, o “grande” do desporto automóvel algarvio
Ciclista-bombeiro Carlos Vieira morre de covid-19
Morreu Sara Carreira, filha de Tony Carreira
Funeral da enfermeira Íris Lobo realiza-se com luto académico
Universidade do Algarve de luto após morte de aluna
Morreu o histórico treinador e jogador do Portimonense Vítor Oliveira
Morreu Diego Armando Maradona aos 60 anos
Morreu Jacques, antigo futebolista algarvio que ‘deu’ primeira Supertaça ao FC Porto