Morreu Vítor Oliveira, o treinador de 67 anos, que deixa o mundo do futebol de luto. Estava a fazer uma caminhada na zona de Matosinhos e sentiu-se mal, situação que o levou a uma paragem cardiorrespiratória e provocou a sua morte.
Neste momento, Vítor Oliveira não estava a treinar qualquer equipa esta temporada. Aos 67 anos, era formado no Leixões, onde se estreou como sénior.
O ex-jogador e treinador foi assistido no local e transportado para o Hospital Pedro Hispano, mas acabou por não resistir.
Vítor Oliveira foi jogador-treinador no Famalicão na partida final da temporada 1978–79, após a saída de Mário Imbelloni. Nesse jogo, a equipa perdeu por 2-0 no terreno do Belenenses a 17 de junho e, consequentemente, foram despromovidos à II Divisão.
Num inicio de carreira marcado pela derrota, foram mais as vitórias ao longo da sua vida profissional. O treinador trabalhou com o Portimonense. Na sua primeira temporada conseguiu o melhor resultado de toda a sua carreira na Primeira Divisão, ao terminar na sétima posição na temporada 1985-86.
Nos quatro anos seguintes, trabalhou no F.C. Paços de Ferreira na II Divisão, conseguindo a promoção em 1991 como campeão e conseguindo a manutenção na época seguinte.
Pelo Gil Vicente completou três temporadas no primeiro escalão. No início de 2007–08, substituiu Paulo Duarte demitido do comando do Leiria, onde conseguiu três vitórias em 21 jogos.
Vítor Oliveira retomou sua carreira na II Liga, com o CD. Trofense, C.D. Aves, F.C. Arouca, Moreirense FC, União da Madeira e Chaves.
A vida levou-o depois, em 2016, novamente ao Portimonense, quase três décadas após seu primeiro período, num contrato de um ano com o objetivo de conseguir a promoção. A equipa ficou em décimo lugar no regresso à I Liga.
Mais recentemente, em 2019, após selar a décima primeira promoção e sexta como campeão, rumou novamente ao Gil Vicente, que havia sido reposto na I Liga. No seu primeiro jogo da temporada, a vitória fez-se em casa, onde venceram o FC Porto por 2–1.
Em suma, entre 1978 e 2020, Vítor Oliveira comandou o Famalicão, Portimonense, Maia, Paços de Ferreira, Gil Vicente, Vitória de Guimarães, Académica, União de Leiria, Sporting de Braga, Belenenses, Rio Ave, Moreirense, Leixões, Trofense, Desportivo das Aves, Arouca, União da Madeira, Desportivo de Chaves e Paços de Ferreira. Representou também o Leixões, Paredes, Famalicão, Sporting de Espinho, Sporting de Braga e Portimonense como futebolista, tendo ficado conhecido como o ‘rei das subidas’, já como treinador, ao festejar 11 promoções em 18 presenças na II Liga.
Portimonense Futebol SAD manifesta tristeza imensa
O Portimonense lamentou a morte do seu ex-treinador Vítor Oliveira, que morreu hoje aos 67 anos após uma indisposição enquanto caminhava na zona de Matosinhos, considerando ter desaparecido “um ícone do futebol português”.
“Sem palavras que descrevam o sentimento que todos sentimos. Estamos em choque. Uma notícia que entristece todo o mundo do desporto. Uma tristeza imensa por quem sempre defendeu o Portimonense e que nos deixa enormes saudades”, reagiu o clube algarvio na sua página oficial de Facebook.
Vítor Oliveira ‘pendurou as botas’ de jogador no Portimonense, em 1985, e substituiu Manuel José no comando técnico da equipa na temporada em que os algarvios registaram a sua única participação na Taça UEFA.
Depois de passagens por cerca de duas dezenas de clubes, voltou a Portimão em 2016, voltando a garantir mais uma subida de divisão à I Liga – a 11.ª e última da sua carreira.
“Hoje morreu um ícone do futebol Português. A toda a família e a todos os que amam o desporto as nossas forças e carinho. Obrigado e um até sempre ‘Mister’”, concluiu o Portimonense na mensagem de pesar.
À família enlutada, POSTAL apresenta sentidas condolências.
Presidente da FPF destaca “imagem de um enorme vencedor”
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, lamentou a morte do antigo jogador e treinador Vítor Oliveira, ocorrida hoje, aos 67 anos, de quem será guardada “a imagem de um enorme vencedor”.
Através de uma mensagem publicada no sítio oficial na Internet, a FPF assinala o “desaparecimento de uma personalidade tão carismática” do futebol português.
“Numa carreira longa e cheia de vitórias, foi sempre, pelo seu enorme caráter, cultura desportiva e exigência, uma referência de topo do futebol português. Sublinho apenas que Vítor Oliveira fará muita falta ao futebol nacional que, por sua vez, dele guardará sempre a imagem de um enorme vencedor”, disse Fernando Gomes.
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional decretou um minuto de silêncio nos jogos a realizar durante este fim de semana, em memória de Vítor Oliveira.
FC Porto lamenta a morte de “um dos grandes do futebol português”
O FC Porto lamentou a morte do treinador Vítor Oliveira, “um dos grandes do futebol português”, ocorrida hoje, aos 67 anos, em Matosinhos.
“Vítor Oliveira era um dos grandes do futebol português nas últimas décadas. Neste momento difícil, o FC Porto envia as mais sentidas condolências à sua família e amigos. Descanse em paz”, pode ler-se nas redes sociais dos ‘dragões’.
Braga lamenta morte do antigo jogador e treinador do clube
O Sporting de Braga lamentou a morte do treinador Vítor Oliveira, recordista de subidas de equipas à I Liga de futebol, ocorrida hoje, em Matosinhos, recordando o seu passado como futebolista e treinador dos bracarenses.
Vítor Oliveira foi jogador do Sporting de Braga em 1981/82 e 1982/83 e também técnico do clube bracarense em 1998/99.
O Sporting de Braga endereça “sentidas condolências à família e amigos de Vítor Oliveira”.
“Ficará na história do futebol português”, diz Luís Filipe Vieira
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, manifestou hoje pesar pela morte do treinador Vítor Oliveira, aos 67 anos, considerando que vai ficar na história do futebol português.
“Em nome do Sport Lisboa e Benfica e em meu nome pessoal, manifesto o mais profundo pesar e tristeza pelo trágico e inesperado falecimento de Vítor Oliveira. Ficará para sempre na nossa memória o excelente profissionalismo de um dos treinadores que mais se distinguiram nos últimos anos no futebol português”, refere a mensagem assinada por Luís Filipe Vieira.
O presidente dos ‘encarnados’ destacou o “caráter” de Vitor Oliveira, endereçando condolências à família e amigos do treinador: “Vítor Oliveira ficará para sempre na história do futebol português”, reforçou.
Sporting manifesta pesar e endereça condolências
O Sporting manifestou hoje pesar pela morte do antigo jogador e treinador de futebol Vítor Oliveira, recordista de subidas de equipas à I Liga e com cerca de 50 anos de carreira ligados à modalidade.
“O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Vítor Oliveira, ex-jogador e treinador de futebol, que faleceu este sábado aos 67 anos. Aos familiares e amigos, o clube endereça as mais sentidas condolências”, observou o clube lisboeta, em nota divulgada no sítio oficial na Internet.
Presidente da Câmara de Matosinhos lembra o “filho da terra”
A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, lembrou o treinador de futebol Vítor Oliveira, que morreu hoje, aos 67 anos, como “um dos filhos da terra”, que lhe atribuiu a medalha de valor desportivo da cidade.
Endereçando as condolências a família e “toda a comunidade que acompanhou o percurso” do ex-jogador e técnico, Luísa Salgueiro lembrou a infância “passada a jogar futebol na praia” que o levou ao Leixões, clube daquela cidade do distrito do Porto.
A promoção dos leixonenses, em 2007, é um dos feitos elencados pela autarca, que lhe elogia “a paixão e talento”, bem como as 11 subidas de divisão com equipas da II Liga, em 18 participações.
“Por este percurso profissional impressionante, a Câmara de Matosinhos, no âmbito do primeiro Congresso do Senhor de Matosinhos, decidiu atribuir-lhe a medalha de valor desportivo, no ano passado”, lembrou, numa publicação na rede social Facebook.