O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou este domingo na nona posição o Grande Prémio de Itália de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade em motociclismo, conquistada pelo italiano Francesco Bagnaia (Ducati).
Arrancando da 15ª posição o piloto da KTM voltou a arrancar bem e no final da primeira volta ocupava a 11ª posição. Em luta intensa para conseguir entrar nos dez primeiros na 10ª passagem pela linha de meta estava na nona posição e cinco voltas depois era mesmo oitavo. Mas a partir da 16ª volta uma queda inesperada na capacidade de aderência da roda traseira da sua moto forçou-o a moderar o ritmo e com o pensamento no resultado positivo desceu ao nono posto onde cruzou a linha de meta no final das 23 voltas realizadas aos 5245 metros da pista italiana.
“Uma boa corrida onde conseguimos ser competitivos. Perdi bastante tracção na roda traseira, mais do que esperava e isso afectou o meu ritmo. Penso que poderia ter terminada mais próximo do grupo que estava na minha frente. De qualquer das formas conseguimos terminar entre os dez primeiros e isso foi importante para mim e para a equipa depois de não termos conseguido pontuar em Le Mans. Vou para Barcelona motivado e desejoso de fazer melhor”, afirma o piloto de Almada.
Miguel Oliveira irá já no próximo fim‑de‑semana enfrentar mais uma etapa do campeonato, regressando a Barcelona e ao circuito onde conseguiu o seu primeiro pódio em 2012 e a vitória no passado ano aos comandos da KTM RC16.
Um traçado onde sempre se sentiu bastante à vontade e no qual vai procurar novamente pontuar para regressar aos dez primeiros do campeonato, posição para a qual tem agora uma diferença de escassos seis pontos.