O médio japonês Taichi Fukui vai representar o Portimonense por empréstimo dos alemães do Bayern Munique até 2025, com opção de compra de valor não divulgado, confirmou esta quarta-feira o clube da I Liga portuguesa de futebol.
“Já acompanhávamos este jogador desde a época passada. Infelizmente, não conseguimos concretizar o negócio e hoje estamos a fazer a apresentação de um reforço que nós já queríamos. Um empréstimo de uma época e meia, com opção [de compra] para o Portimonense”, anunciou o presidente da SAD algarvia, Rodiney Sampaio, em conferência de imprensa, sem especificar o valor em causa.
O dirigente sublinhou que o Portimonense “é o clube que mais traz jogadores japoneses” para Portugal, lembrando os nomes de Nakajima e Kanazaki, e que tem olheiros “no Japão a acompanhar os jogadores mais jovens”.
A formação bávara, segunda classificada na Liga alemã de futebol, também confirmou o empréstimo do internacional sub-20 nipónico em nota publicada no seu site oficial, informando ainda que renovou contrato com o jogador, de 19 anos, até 2026.
“O Portimonense é um clube conhecido pela capacidade de integrar jogadores japoneses no futebol europeu. Estamos convencidos de que o Taichi encontrará condições muito boas para dar o próximo passo numa liga profissional”, disse Jochen Sauer, diretor do futebol de formação do emblema de Munique, citado pelo clube alemão.
Na conferência de imprensa realizada no Estádio Municipal de Portimão, Taichi Fukui sublinhou que já conhecia a ligação do Portimonense ao futebol nipónico, mostrando satisfação por encontrar um compatriota, o guarda-redes Nakamura, no balneário algarvio.
“O meu primeiro objetivo é destacar-me no Portimonense, mas quero jogar nos Jogos Olímpicos e, no futuro, o meu sonho é jogar o Campeonato do Mundo e ser campeão mundial”, referiu o médio, que pode atuar nas posições ‘6’ e ‘8’.
Taichi Fukui estreou-se na liga japonesa pelo Sagan Tosu em 2021, ainda com idade de júnior, e mudou-se para a Alemanha em janeiro de 2023.
Na temporada em curso, cumpriu 15 jogos pela equipa B do Bayern Munique e apenas um pela equipa principal, entrando aos 63 minutos na vitória (4-0) sobre o Preussen Munster, na primeira eliminatória da Taça da Alemanha.
O médio japonês é o sexto reforço de janeiro do Portimonense, depois do central Thiago Dombroski, do médio Stève Mvoué e dos avançados Rodrigo Martins, Tamble Monteiro e Hildeberto Pereira.
Após 19 encontros disputados na I Liga, os algarvios ocupam o 11.º lugar, com 21 pontos, defrontando o Arouca, nono, com 22, no próximo sábado, às 15:30, em Portimão.
Leia também: Portimonense vence Boavista com goleada e ultrapassa ‘axadrezados’ na I Liga