Portugal esteve presente em dois campeonatos internacionais de karaté no Japão, nos quais conquistou vários pódios de ouro, prata e bronze.
A comitiva integrou atletas e árbitros da UKA – União de Karate do Algarve, em representação do Clube Karate de Tavira, Karate Clube de Faro, União Karate de Lisboa, liderada por João Dias, constituída por 25 participantes.
Durante três semanas viajaram por terras do sol nascente. Alguns mestres e competidores ainda permanecem no Japão, mais precisamente na ilha de Okiwana, berço da modalidade, visitando monumentos e museus para melhor se inteirarem da origem e história do Karaté e simultaneamente aprenderem novos ensinamentos com mestres consagrados.
Nesta edição do Campeonato Internacional da Keyuukai Kounotory Championship no Budokan, da cidade de Himeji, Japão, participaram 16 países.
Os resultados dos portugueses foram os seguintes:
Kata senior feminino
3º lugar medalha bronze Joana Pereira
Kata senior masculino
5º David Fernandes e João Dinis
Kumite seniores
– 84 kg
Salvador Almeida – medalha de ouro
João Dinis- medalha de prata
– 67kg
David Fernandes- medalha de ouro
Guilherme Lebre -medalha de prata
– 75 kg
Carlos Guerreiro -medalha de ouro
André Vasconcelos – medalha prata
Sub 21
Feminino-Open
Catarina Rodrigues- medalha de ouro
Masculino Open
Alexandre Sequeira – medalha de ouro
De salientar que Francisco Pereira e Miguel Godinho, apesar de não terem conquistado o pódio, tiveram uma boa prestação ao vencerem competidores japoneses nas primeiras eliminatórias
A equipa foi dirigida tecnicamente pelo Sensei Pedro Gonçalves.
Os árbitros portugueses, João Dias, Bruno Silvestre, Susana Vieira e Rui Machado também tiveram uma excelente prestação, tendo arbitrado várias finais.
(CM)