A Federação Internacional de Ginástica (FIG) adotou um novo código de conduta para proteger os atletas de práticas abusivas, que surge depois de vários escândalos de abusos na modalidade, anunciou hoje o organismo.
Em comunicado, a FIG refere que “a nova versão do código de conduta descreve os padrões de comportamento que são esperados de todos os envolvidos na ginástica, e traça uma linha entre o que é considerado uma boa prática e comportamentos intoleráveis”.
“Como órgão que tutela a modalidade devemos estabelecer padrões aplicáveis em todos os lugares e, ao fazê-lo, lembrar a todos que têm direitos, deveres e responsabilidades”, disse o presidente da FIG, Morinari Waranabe.
O universo da ginástica tem sido abalado por vários escândalos de abusos físicos e psicológicos, o mais noticiado dos quais foi protagonizado por Larry Nassar, antigo médico da seleção de ginástica dos Estados Unidos, entretanto condenado a uma pena cumulativa de 140 anos de prisão por agredir sexualmente 265 ginastas.