Joaquim Reina faleceu este sábado, no Hospital de Faro, vítima de insuficiência cardíaca, com 91 anos. Natural de Vila Real de Santo António, ficou para a história do Farense por ter sido o primeiro treinador a conseguir levar o clube à 1.ª Divisão.
“Um ícone do nosso clube. Durante 14 épocas consecutivas (de 1953 a 1967), defendeu as nossas cores, com uma marca de generosidade e dureza, que ainda hoje perdura na memória dos nossos sócios .Implacável na marcação aos adversários, chegou a ser considerado o melhor lateral direito do futebol português, mesmo militando na 2ª divisão nacional, recebendo por isso o prémio de mérito do consagrado (na época) jornal Mundo Desportivo. Em 1969 conseguiu a inédita proeza de conseguir a subida pela primeira vez na nossa história, à 1ª divisão nacional, já na qualidade de treinador”, afirma o Farense, na sua página de Facebook.
“Durante 12 anos, treinou as camadas jovens do nosso clube. Numa fase de declínio no nosso historial, abraçou o dirigismo, na tentativa de transmitir aos mais novos, a nossa alma Farense”, recorda.
“Com o seu desaparecimento, o nosso clube perde um dos vultos mais notáveis do século passado. Curvemo-nos perante a sua memória”, conclui o Farense