O Farense e o Académico de Viseu, orientado pelo interino Gil Oliveira, empataram hoje (2-2) em jogo da terceira jornada da II Liga de futebol, marcado por três bolas dos algarvios nos ‘ferros’ na segunda metade.
Cristian Ponde abriu o marcador de grande penalidade, aos 09 minutos, os beirões deram a volta com golos de André Clóvis (23) e Roberto Massimo (27), e Pedro Henrique selou, aos 88, a igualdade que expressa o domínio repartido no encontro.
O Académico de Viseu, que vinha de uma ‘chicotada psicológica’ com a saída do treinador Pedro Ribeiro, esteve bem melhor do que os algarvios na primeira metade e foi a primeira equipa a criar perigo, com Rafael Defendi a evitar o golo de André Clóvis aos seis minutos, antes de o Farense marcar, num penálti de Cristian Ponde a castigar falta sobre Marco Matias.
Os viseenses reagiram bem e Defendi teve de se aplicar a um remate de Tiago Mesquita (16), antes de ser consumada a reviravolta, com uma cabeçada de André Clóvis (23), após livre de Quizera, e um remate de fora da área de Roberto Massimo, que o guardião do Farense deixou passar por debaixo do seu corpo (27).
Perante um Farense sem imaginação, o Académico colocou-se na frente do marcador e até podia ter aumentado a diferença antes do intervalo, mas Defendi opôs-se de novo a André Clóvis (45).
Vasco Faísca mexeu ao intervalo e o médio ofensivo colombiano Velásquez trouxe alguma criatividade, assistindo Lucão para uma cabeçada ao poste direito (54), num período de maior ascendente algarvio.
O Farense voltou a estar perto do golo em dois remates à barra de Bandarra, ambos de livre direto, aos 82 e 86, e acabou por garantir o ponto com um cabeceamento do suplente Pedro Henrique (88).
Os minutos finais foram marcados por uma confusão que começou entre o banco do Académico de Viseu e os adeptos locais, acabando por resultar, já após o apito final, na expulsão de João Rodrigues, presidente do Farense.
Jogo disputado no Estádio de São Luís, em Faro
Farense – Académico de Viseu, 2-2
Ao intervalo: 1-2
Marcador:
1-0, Cristian Ponde, 09 minutos (grande penalidade).
1-1, André Clóvis, 23.
1-2, Roberto Massimo, 27.
2-2, Pedro Henrique, 88.
Equipas:
– Farense: Rafael Defendi, Pedro Albino (Bandarra, 46), Gonçalo Silva, Robson, Talocha, Cláudio Falcão (Marcos Paulo, 60), Vítor Gonçalves, Vasco Lopes (Harramiz, 81), Marco Matias, Cristian Ponde (Velásquez, 46) e Lucão (Pedro Henrique, 60).
(Suplentes: Ricardo Velho, Marcos Paulo, Velásquez, Fabrício Isidoro, Bandarra, Diogo Paulo, Abner, Harramiz e Pedro Henrique).
Treinador: Vasco Faísca.
– Académico de Viseu: Damen Gril, Tiago Mesquita, André Almeida, Ícaro Silva, Milioransa, Capela, Nduwarugira, Roberto Massimo (Ricardo Ramirez, 83), Quizera (Toro, 70), Gauthier Ott e André Clóvis (Nussbaumer, 83).
(Suplentes: Ricardo Janota, Toro, Nussbaumer, Ricardo Ramirez, Kauã Oliveira, Bandeira, Currás, Tomás Silva e Sena).
Treinador: Gil Oliveira.
Árbitro: José Bessa (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Milioransa (11), Pedro Albino (38), Lucão (45+3), Nduwarugira (45+5), Gauthier Ott (80), Capela (84), Pedro Henrique (89) e Damen Gril (90+3).
Assistência: Cerca de 1.500 espetadores.