No jogo do Arsenal frente ao Brentford, este fim de semana, um novo recorde foi estabelecido: Ethan Nwaneri, jovem jogador de apenas 15 anos, tornou-se no futebolista mais jovem de sempre a jogar na Premier League, a principal liga de futebol em Inglaterra.
Nascido a 21 de março de 2007, Ethan Nwaneri, médio ofensivo de nacionalidade nigeriana e inglesa, fez história naquela que é, para muitos, a melhor liga de futebol do mundo.
Tornou-se no jogador mais jovem a alinhar numa partida do principal escalão inglês aos 15 anos e 181 dias, superando assim o atual jogador do Liverpool, Harvey Elliott, que se estreou nos relvados da Premier League em 2019, altura em que tinha apenas 16 anos e 30 dias.
O jovem inglês entrou para o lugar de Fábio Vieira, aos 91 minutos da partida, quando o Arsenal já vencia por 3-0.
Bastaram apenas dois minutos em campo e um toque na bola para Ethan Nwaneri ser o assunto central no universo futebolístico inglês, após o encontro.
Esta ascensão meteórica fez questionar os fãs do desporto-rei acerca de quem é afinal este promissor adolescente que. aos 15 anos. já pisa palcos que tantos outros jogadores ambicionam durante toda a carreira.
O “salto” entre três escalões em poucas semanas
Ethan Nwaneri chegou aos “gunners” com nove anos e logo impressionou pelas capacidades técnicas apresentadas. O médio de características mais ofensivas está habituado a jogar uns patamares acima, uma vez que se estreou na equipa de sub-18 aos 14 anos e marcou logo na estreia.
No mês passado, alinhou também na equipa de sub-17 da equipa londrina.
Há duas semanas voltou a “saltar” etapas e integrou o plantel dos sub-21. Na sua estreia, assistiu um companheiro para golo e selou assim o resultado daquela partida diante do Blackburn Rovers (triunfo por 4-1).
Após esta exibição, Mikel Arteta, treinador da equipa principal do Arsenal, não teve dúvidas e, perante a lesão de Martin Odegaard, decidiu chamar o jovem prodígio para integrar os treinos da primeira equipa.
“Ele treinou algumas vezes connosco, teve de ser chamado devido à lesão de Martin Odegaard e eu senti que se surgisse a oportunidade, eu tinha que o lançar”
O técnico espanhol decidiu apostar naquela que é vista como a grande joia da academia dos londrinos e, segundo o próprio, a decisão é também “uma forte mensagem acerca de quem nós [Arsenal] somos enquanto clube”.
“Eu disse-lhe que estaria connosco e que tinha de estar preparado. Ele está preparado. Quando ia entrar em campo eu disse-lhe: ‘Parabéns e aproveita’”.
Curiosidades e a proibição de se equipar com os colegas
No final da partida deste fim de semana, o atleta foi alvo de algumas piadas vindas da bancada do Brentford, depois dos adeptos adversários gritarem “Amanhã tens escola logo de manhã”. Tais afirmações não são, de todo, mentira uma vez que o “menino prodígio” ainda estuda na St. John’s Senior School, em Londres.
Ethan Nwaneri nunca conheceu o Highbury Park, antigo estádio do Arsenal, pois os “gunners” mudaram-se para o atual estádio Emirates em 2006, quando o jovem ainda não tinha nascido.
Dada a tenra idade, o futebolista, que deveria alinhar pela equipa sub-16 dos londrinos, foi impedido de partilhar o balneário com os colegas da equipa principal devido à lei em vigor no país britânico de proteção de menores. O atleta teve de se equipar numa sala isolada e só depois pôde juntar-se aos companheiros.
Várias personalidade do panorama futebolístico reagiram ao sucedido nas redes sociais. Foi o caso do antigo futebolista inglês, Gary Lineker, que escreveu no Twitter: “Ethan Nwaneri, de 15 anos de idade, entrou na equipa do Arsenal. Felizmente a partida começou cedo assim ele poder fazer os trabalhos de casa depois do jogo”.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL