A Corrida da Baía de Monte Gordo regressa às praias do concelho de Vila Real de Santo António, no dia 18 de agosto, num trajeto de oito quilómetros junto à linha de mar. A edição de 2019 será especial, já que se completa o 30º aniversário de uma das provas mais antigas do Algarve.
A partida está marcada para as 10 horas, no areal da Manta Rota, estando a meta localizada na praia de Monte Gordo (zona do coelho), onde será feita a entrega das medalhas e prémios.
O percurso atravessa as praias da Lota e Altura e as praias Verde e Retur, pelo que a corrida conta habitualmente com uma assistência de vários milhares de pessoas.
Nesta corrida podem participar atletas nascidos em 1998 ou anteriores, inscritos individual ou coletivamente, quer sejam federados ou não, de acordo com os escalões Juniores, Seniores e Veteranos (I, II, III, IV, V e VI), masculinos e femininos.
Os primeiros três classificados da geral masculina e feminina recebem, além da medalha, voucher de hotel com utilização gratuita do Complexo Desportivo. Os classificados das restantes categorias obterão uma medalha e um diploma.
As inscrições estão abertas, até ao dia 14 de agosto, no sítio da Associação de Atletismo do Algarve (www.crono.aaalgarve.org) ou no Complexo Desportivo de VRSA, entre os dias 1 e 16 de agosto (de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas).
A participação tem o valor de 10 euros (no dia da prova as inscrições podem ser feitas no secretariado, entre as 8 e as 9:30, e têm o custo de 15 euros). Contempla a oferta de uma t-shirt, água e seguro temporário de acidentes pessoais.
A 30ª edição da Corrida da Baía de Monte Gordo está classificada como prova de atletismo de praia e é uma organização conjunta da Câmara de Vila Real de Santo António, da VRSA SGU e da Associação de Atletismo do Algarve.
(CM)