David Livramento, atleta profissional do Clube de Ciclismo de Tavira, foi homenageado esta quarta-feira pelo Município de Tavira como reconhecimento da atribuição do Prémio Fair Play do Comité Internacional para o Fair Play (CIFP).
O ciclista recebeu no passado mês de junho, em Budapeste, na Hungria, o World Fair Play Diploma, na categoria “Pierre de Coubertin – Act”, atribuído em 2020, reconhecendo a sua atitude de grande nobreza numa queda que afetou vários ciclistas e que demonstrou o sua companheirismo para com os colgas afetados.
Na ocasião, o ciclista referiu que seria “um orgulho representar o Clube de Ciclismo de Tavira, clube onde iniciei a modalidade e a minha carreira profissional e pelo qual continuo a dar o meu melhor sem nunca desistir, assim como, o Município de Tavira, que apoia todas as formações desportivas nas várias modalidades e promove a ética no desporto, sou grato à Panathlon Clube de Lisboa pela recomendação e à Panathlon International por ter apresentado a proposta ao CIFP”.
No dia 28 de setembro de 2020, segundo dia da 81ª Volta a Portugal em Bicicleta, disputava-se a primeira etapa em linha, entre Montaletegre e Viana do Castelo, a cerca de 15 quilómetros da meta aconteceu uma queda no seio do pelotão, onde caíram vários ciclistas.
David Livramento, num gesto muito nobre e de grande Fair Play suspendeu-a, perdendo tempo precioso, para socorrer Emanuel Duarte, ciclista envolvido numa queda e de uma equipa adversária, mas acima de tudo um colega de profissão e que naquele momento precisava da sua ajuda. David ajudou-o a levantar-se e apoiou-o na reparação da bicicleta.
Em reconhecimento do seu gesto foi-lhe atribuído o Prémio Fair Play 2020 do Panathlon Clube de Lisboa.
Também o IPDJ/Algarve distinguiu o atleta do Clube de Ciclismo de Tavira pela sua atitude na 2.ª etapa da Volta à Portugal.
David Livramento iniciou-se no ciclismo aos 11 anos, passou pelos vários escalões de formação do Clube de Tavira e aos 21 anos tornou-se seu ciclista profissional.