Os cerros e trilhos de Moncarapacho voltam a receber o “Trail Florival Faria” no dia 9 de outubro, após dois anos de interregno devido à pandemia. A prova é organizada pelo Clube Oriental de Pechão, em parceria com o Município de Olhão e com o apoio da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta.
Esta 2ª edição do Trail “Florival Faria” tem início às 08:15 com o trail longo na Praça da República (Largo da Igreja), em Moncarapacho, e chegada no Pavilhão de Eventos, da mesma localidade. A prova integra o Circuito Regional de Trail Longo do Algarve e a Taça de Portugal de Trail ATRP 2022 (Associação de Trail Running de Portugal).
O 2º Trail “Florival Faria” terá três percursos: um trail longo, com 26 quilómetros, com um acumulado positivo de 1100 metros; um trail curto, com 16 quilómetros e que tem 800 metros de acumulado positivo; e um mini-trail – que não tem vertente competitiva – com 10,5 quilómetros, com um acumulado positivo de 240 metros.
Os atletas vão percorrer zonas de grande beleza natural e vasto património cultural e ambiental, tanto no Cerro de São Miguel como no Cerro da Cabeça, com a prova a desenrolar-se em trilhos técnicos, pedregosos, zonas de estradão e single track.
Para esta edição inscreveram-se cerca de 300 atletas, superando o número de inscritos na 1ª edição, tendo a prova atraído consagrados atletas desta modalidade, em Portugal. Estão também inscritos atletas de Espanha, Suécia e Alemanha.
Este evento, que teve a primeira edição em 2019, “pretende homenagear Florival Faria, falecido no final de 2017 e que foi um dos expoentes máximos do motociclismo nacional e um atleta admirado e inspirador de diversas gerações, que o viam como um exemplo pela sua garra, persistência e desportivismo”, explica a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta.
Florival Faria foi um praticante eclético, e além do motociclismo destacou-se ainda no ciclismo e no atletismo, nomeadamente no trail running – a sua última paixão – à qual se dedicou (quase) até aos últimos dias de vida, fazendo do Cerro de São Miguel a sua pista preferida e sendo um exemplo para muitos atletas desta nova modalidade. Florival Faria é pai de Ruben Faria, que em 2013 foi vice-campeão do Dakar, na categoria de motos. O antigo piloto, que participou na 1º edição do Trail Florival Faria, deverá marcar presença na partida.
Em seu reconhecimento, a 18 de novembro de 2017 foi oficialmente inaugurado o Trilho Florival Faria, no Cerro de São Miguel, com 1.360 metros de extensão e um ganho/perda de elevação de 280 metros, com o intuito de perpetuar para sempre Florival Faria, no melhor local para provas de trail running do concelho de Olhão. Os atletas que vão participar nos trails longo e curto, vão ter oportunidade de percorrer este duríssimo trilho.