Albufeira volta a ser o destino escolhido para a realização do Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado, após um interregno de dois anos, devido à pandemia. O evento realiza-se entre 24 de setembro e 1 de outubro, ao largo da costa de Albufeira, e traz até ao concelho cerca de 200 atletas, em representação de 14 países. Portugal será representado pelas seleções nacionais de ambos os escalões.
“Albufeira tem as condições ideais para a prática de desporto náutico e os albufeirenses sabem receber como ninguém” são as palavras de Carlos Vinagre, presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar (FPPDAM), parte organizadora desta que será a 57.ª edição da competição no escalão sénior e a 21.ª no escalão de juniores.
A cerimónia de abertura do evento está agendada para o dia 25 de setembro, às 16:00, em frente aos Paços do Concelho. Neste dia, as Comitivas desfilarão pelas ruas da cidade, passando pelos locais emblemáticos e de destaque para comunidade piscatória da autarquia.
Os barcos saem para o mar nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro, com o início das provas marcado sempre às 08:00. Este é o tempo que os participantes do concurso têm para capturarem o maior número de exemplares ou para capturarem o maior exemplar da temporada.
No final de cada um dos dias do concurso, às 17:00, há uma cerimónia de apresentação dos resultados diários, de forma a possibilitar o acompanhamento da competição ao pormenor. De salientar que todo o pescado que for capturado será ofertado pela FPPDAM a instituições de solidariedade social.
“Este é mais um evento de valorização da nossa costa, das potencialidades de Albufeira, e claro de promoção da cidade e da economia local, sem nunca descurar a parte desportiva”, sublinha José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
A cerimónia oficial de encerramento do evento e entrega dos prémios vai ter lugar no dia 30 de setembro, às 19:00, no Hotel Auramar.