O Benfica somou este sábado o quinto triunfo seguido na I Liga portuguesa de futebol, ao completar uma reviravolta sobre o Farense e vencer por 2-1, em jogo da 10.ª jornada realizado no Estádio Algarve.
O espanhol Darío Poveda adiantou a formação de Faro, aos 15 minutos, mas o compatriota Carreras, aos 21, e o grego Pavlidis, aos 54, deram a volta ao resultado e consumaram a quinta vitória dos ‘encarnados’ sob o comando de Bruno Lage no campeonato – a nona em 10 partidas em todas as competições.
As ‘águias’ seguem no terceiro lugar, com 22 pontos, a oito do líder Sporting (30), que tem mais um jogo, e a dois do FC Porto, segundo classificado, que no domingo defronta o Estoril Praia, enquanto o Farense continua na 18.ª e última posição, com quatro pontos, após averbar a oitava derrota na prova.
Pavlidis carimba reviravolta sobre Farense e quinta vitória seguida do Benfica
O Benfica registou a quinta vitória seguida na I Liga de futebol, ao bater por 2-1 o lanterna-vermelha Farense, em jogo da 10.ª jornada em que os ‘encarnados’ deram a volta ao golo inaugural dos algarvios.
No Estádio Algarve, casa dos anfitriões para os jogos com os ‘grandes’, Darío Poveda estreou-se a marcar no campeonato, aos 15 minutos, mas os golos de Carreras, aos 21, e Pavlidis, aos 54, deram a volta ao resultado, o que permitiu ao conjunto de Bruno Lage manter as distâncias para o líder Sporting.
O Benfica, que ainda tem um jogo em atraso, vai manter o terceiro lugar ao cabo desta ronda, com 22 pontos, a oito dos ‘leões’ e a dois do FC Porto, que no domingo recebe o Estoril Praia, enquanto o Farense, após a oitava derrota em 10 jogos, continua no 18º e último lugar, com quatro.
Marco Moreno, Paulo Victor, Elves Baldé e Darío Poveda foram as quatro novidades de Tozé Marreco face à derrota (2-0) em Braga na jornada anterior, enquanto no Benfica houve cinco regressos à titularidade (Tomás Araújo, Florentino, Kökçü, Di María e Pavlidis) face à vitória (3-0) de quarta-feira sobre o Santa Clara, para a Taça da Liga.
O ‘5x4x1’ dos algarvios deu o mote para uma estratégia de preponderância defensiva delineada por Tozé Marreco para tentar minimizar o poderio atacante dos ‘encarnados’, que dominaram o primeiro tempo, mas sentiram dificuldades em criar ocasiões claras de golo.
Depois de um jogo ‘apagado’ no Minho, o Farense pareceu surgir com um pouco mais de arrojo ofensivo nos minutos iniciais e teve duas ameaças, enquanto Pavlidis rematou muito perto do poste da baliza de Ricardo Velho, aos 13 minutos.
A formação de Faro acabou mesmo por abrir o ativo, após uma jogada entre Miguel Menino e Pastor à direita: o lateral brasileiro cruzou para a área, Elves Baldé ‘arrastou’ Tomás Araújo e o avançado espanhol Darío Poveda antecipou-se a Bah para assinar o seu primeiro golo na I Liga.
A vantagem dos anfitriões durou apenas seis minutos, já que o turco Aktürkoglu trabalhou à entrada da área e atraiu os defesas rivais, libertando espaço à esquerda para assistir Carreras, que finalizou com categoria.
Restabelecida a igualdade, os ‘encarnados’ continuaram ‘por cima’, mas foram somando remates sem grande perigo e, ao intervalo, Bruno Lage decidiu mudar, trocando Bah por Beste e o ‘4-3-3’ original pelo ‘4-2-3-1’, com Aursnes a regressar à posição de lateral-direito, que foi ‘sua’ durante boa parte da época transata, sob a alçada de Roger Schmidt.
Num reinício de jogo ‘louco’, o golo esteve perto das duas balizas aos 49 minutos: Ricardo Velho assinou defesa notável ao remate de Pavlidis e, na jogada seguinte, Poveda, desgastado após longa corrida para a área, falhou o ‘bis’ com um remate fraco para as mãos de Trubin.
Poucos minutos depois, aos 54, o Benfica acabou mesmo por operar a reviravolta, por intermédio do avançado grego, após mais uma assistência de Aktürkoglu, por sua vez servido na área por Di María.
Em vantagem, ainda que pela margem mínima, o Benfica ‘congelou’, na meia hora final, todas as operações, preferindo controlar a posse de bola ao invés de ir em busca do terceiro, mas a vitória não esteve em risco, também porque o Farense mostrou pouca capacidade para surpreender no último terço.
A poucos dias de ir a Munique defrontar o Bayern, na Liga dos Campeões, o Benfica só passou mesmo por um ‘susto’ no último lance da partida, num contra-ataque perigoso conduzido por Cuba, que, pressionado por Carreras, não conseguiu finalizar a preceito.
Declarações após o jogo Farense-Benfica
– Tozé Marreco (treinador do Farense): “[O Farense acreditou que o resultado podia ser outro] No início, no meio e na parte final. Há oportunidades em todos os momentos para o Farense, não é só nos últimos 15 minutos.
Nos últimos 15 minutos, efetivamente tivemos de arriscar mais, era o que estava previsto. Mas, quando está 1-1, há oportunidade para o Farense, quando o resultado ainda estava a zero, há uma oportunidade antes para o Farense, portanto, o Farense esteve dentro do jogo em todos os momentos.
Naquilo que são oportunidades claras de golo, o jogo foi absolutamente dividido. Mais posse do Benfica, obviamente, mas naquilo que é o sumo do jogo, que para mim são as oportunidades claras de golo, foi absolutamente dividido.
Aquilo que obviamente se ajustava mais, tendo em conta essas mesmas oportunidades de golo, seria o empate”.
– Bruno Lage (treinador do Benfica): “Sabíamos das dificuldades, porque temos visto o Farense a crescer, a forma como joga, como pressiona, além da dificuldade deste ciclo, com Rio Ave, Santa Clara, Farense, com apenas dois dias entre jogos, o que poderia criar alguns problemas.
A equipa até entra muito bem no jogo. Nós fizemos algumas alterações à procura disso, de frescura, de dinâmicas diferentes e de pressionar o Farense de maneira diferente. Acho que resultou muito bem, porque temos logo uma pressão muito boa aos três minutos, em que o Di María recupera a bola na zona central e podíamos ter feito melhor.
Tentámos sempre procurar o espaço e há um momento em que sofremos o golo. Acho que podíamos ter sido mais fortes, quer no confronto individual quer também no cruzamento.
Realçar depois a capacidade da equipa por ter rapidamente criado oportunidades de golo, ainda na primeira parte marcar o golo do empate e, depois, fazer alguns reajustes para surpreender o adversário.
Penso que o conseguimos, a segunda parte ainda é melhor da nossa parte, por aquilo que fizemos, a forma como pressionámos, as alterações que fizemos, quer dentro do campo quer com a entrada do Beste e a forma como começámos a pressionar.
Com alguma naturalidade, marcámos o 2-1, podíamos ter feito mais um golo – e agora, depois de o ver ao vivo, percebo todas as opiniões que se tem do guarda-redes do Farense [Ricardo Velho], fez duas defesas muito boas.
Com o 2-1, o jogo fica dividido e podíamos ter tido um maior controlo do jogo. Fica fácil de admitir que nos minutos finais, com o jogo dividido, o Farense tem uma bola que cruza toda a nossa área.
Podíamos ter feito o terceiro mais cedo, mas o mais importante é olhar para este ciclo de jogos, em que fizemos Rio Ave, com dois dias de intervalo, Santa Clara, com dois dias de intervalo, e Farense, marcámos 10 golos, sofremos um, somámos seis pontos e passámos à ‘final four’ [da Taça da Liga]. Fechamos este ciclo satisfeitos e agora temos quatro dias para preparar o jogo com o Bayern Munique [na Liga dos Campeões, na quarta-feira]”.
Jogo disputado no Estádio Algarve, em Faro
Farense – Benfica, 1-2
Ao intervalo: 1-1
Marcadores:
1-0, Darío Poveda, 15 minutos.
1-1, Carreras, 21.
1-2, Pavlidis, 54.
Equipas:
– Farense: Ricardo Velho, Pastor, Artur Jorge (Álex Millán, 75), Marco Moreno, Lucas Áfrico, Paulo Victor, Cláudio Falcão (Rafael Barbosa, 63), Ângelo Neto, Miguel Menino (Geovanny, 63), Elves Baldé (Álex Bermejo, 63) e Darío Poveda (Cuba, 52).
(Suplentes: Kaique, Rafael Barbosa, Álex Bermejo, Geovanny, Cuba, Álex Millán, Derick Poloni, Raul Silva e Rivaldo Morais).
Treinador: Tozé Marreco.
– Benfica: Trubin, Bah (Beste, 46), Tomás Araújo, Otamendi, Carreras, Florentino, Aursnes, Kökçü (Renato Sanches, 90+1), Di María (Schjelderup, 87), Aktürkoglu (Amdouni, 76) e Pavlidis (Arthur Cabral, 87).
(Suplentes: Samuel Soares, António Silva, Amdouni, Arthur Cabral, Schjelderup, Kaboré, Rollheiser, Beste e Renato Sanches).
Treinador: Bruno Lage.
Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Ângelo Neto (84).
Assistência: 12.649 espetadores.
Leia também: Conheça o colete do Lidl que não se molha com a chuva e que custa 6,49€
Aniversário da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim assinalado no sábado
Ações do programa comemorativo dos 50 anos da criação da reserva natural vão decorrer no Centro Interpretativo da Reserva Natural do Sapal
Alívio fiscal: este município algarvio decidiu devolver mais IRS em 2025
Alguns municípios decidiram devolver mais IRS aos seus residentes, e um deles fica no Algarve. Veja se o seu concelho está entre os beneficiados
Toprak Razgatlioglu domina no Mundial Superbike em Portimão
Campeão do mundo regressa em força e lidera primeiro dia do Mundial Superbike no Autódromo de Portimão
Monte Gordo recebe festa gastronómica com mais de 10 chefs internacionais
Holy Meat Festival anima Monte Gordo a 26 de abril com showcookings, música e chefs de renome internacional
Triatletas Ricardo Batista e Melanie Santos à frente do pelotão em Quarteira
Com sol, mar e emoção, Quarteira acolhe a 23.ª Taça da Europa de Triatlo com forte presença nacional
Montenegro agradece “excelência do atendimento médico e competência dos profissionais do SNS”
“Está tudo bem, foi um episódio de arritmia cardíaca, uma questão que me aflige de quando em vez, muito esporadicamente”, afirmou Luís Montenegro
Ministro saúda medidas de Bruxelas face ao excesso de produção de vinho
Para o governante, a promoção do vinho português é “absolutamente essencial”, sobretudo, em mercados fora da União Europeia
Aeroportos da Madeira vão ter ligação direta a Nova Iorque
Com a nova rota, a United Airlines passa a ser a única companhia americana a operar nos cinco aeroportos ANA, agora com as novas rotas para Faro e Madeira
Funcionária despedida por justa causa por uso de redes sociais pede indemnização: tribunal recusa
O tribunal recusou o pedido de indemnização desta funcionária que foi despedida por aceder às redes sociais durante o horário de trabalho. Conheça o caso
João Beles regressa a Odeleite para novo Passeio de Plantas Medicinais
Aprenda sobre plantas como tanchagem e cardo-mariano no passeio com João Beles, a 6 de abril, em Odeleite. Inscrição obrigatória
De Loulé para o mundo: Susana Jorge apresenta literatura infantil em feira internacional
A escritora Susana Jorge marca presença na Feira de Bolonha, dando visibilidade à literatura infantil do Algarve e de Portugal
Porque é que os chefs estão a dizer ‘não’ a Elon Musk? Conheça a polémica em torno do Tesla Diner
O Tesla Diner de Elon Musk chega a Hollywood com um restaurante futurista, cinema e carregamento 24h para carros elétricos
Revolta neste país da UE: boicote a supermercados contra preços ‘abusivos’
Os consumidores deste país da UE lançaram um boicote nacional contra supermercados em protesto contra o aumento 'escandaloso' dos preços dos alimentos
A importância de escolher uma boa equipa para dirigir uma Câmara Municipal | Por Nuno Vaz Correia
"Escolher uma equipa com a competência necessária para gerir um concelho a longo prazo é, sem dúvida, a abordagem mais sólida e prudente"
Os pneus novos devem ir à frente ou atrás? Saiba qual a opção (bem) mais segura
Se não for possível trocar os quatro pneus em simultâneo, saiba qual o melhor eixo para instalar os novos e se devem ser colocados à frente ou atrás
Conheça a aldeia portuguesa que cresce sobre uma falésia e tem uma das mais belas piscinas oceânicas do mundo
Entre falésias e o oceano, cresce esta aldeia portuguesa que parece saída de um conto de fadas, onde serenidade e beleza natural se encontram