O atleta Francisco Laranjeira vai falhar os Jogos Surdolímpicos, que decorrerão em maio, por ter sido atropelado na segunda-feira, e não será substituído na convocatória, indicou esta quarta-feira o Comité Paralímpico de Portugal (CPP).
Francisco Laranjeira, de 23 anos, foi “vítima de atropelamento e fuga numa passadeira, em Évora, na segunda-feira, enquanto ‘rolava’ para desentorpecer, tendo partido uma perna”, disse Tiago Carvalho, diretor executivo na missão portuguesa aos Jogos Surdolímpicos, à agência Lusa.
“O atleta, que naquele dia à tarde iria iniciar o estágio, era um dos estreantes da comitiva e uma faz parte da renovação do atletismo”, afirmou Tiago Carvalho, acrescentando: “Neste momento, a organização já não permite substituições, mas a verdade é que também não tínhamos mais atletas com marca para entrar“.
Francisco Laranjeira, que deveria disputar os 5.000 e os 10.000 metros, é atleta do Grupo Desportivo de Diana e era um dos quatro estreantes lusos na missão aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021, que decorrerão entre 1 e 15 de maio.
Com a saída do atleta de Évora, Portugal estará representado nos Brasil por 12 atletas: quatro na natação, três no atletismo, dois no ciclismo, um no judo, um na luta greco-romana, e um no tiro.
Nos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021, adiados no ano passado devido à pandemia de covid-19, são esperados cerca de 4.500 atletas de 100 países para competirem nas 20 modalidades do calendário Surdolímpico.
Portugal somará a sua oitava participação portuguesa em Jogos Surdolímpicos, competição na qual já conquistou 13 medalhas.