Os jovens algarvios, Beatriz Cintra e Filipe Lopes, mais conhecidos por Bia e Pipo, encontram-se a participar no Campeonato Mundial de 420 em San Remo, na Itália, que decorre até dia 10 de julho.
Bia e Pipo iniciaram o seu percurso desportivo desde muito jovens ou seja a partir dos 5 anos e ingressaram na classe optimist, obtendo boas classificações.O Pipo participou em dois campeonatos de Europa, no Mussana Race week en Omã, no meeting internacional no Lake de Garda, obtendo o décimo oitavo lugar em 1000 participantes de optimist entre outras participações nacionais e internacionais. A Bia participou em dois campeonatos do mundo e um europeu, também foi selecionada para a regata internacional de Omã. O Pipo é natural de Tavira e a Bia de Lagoa, com 16 e 18 anos.
Estes jovens tiveram de abdicar dos fins de semana para treinar e participar em competições desde cedo. Deixaram de realizar atividades e encontros propícios da idade, sempre com os objetivos de alcançar o sucesso.
O ano passado ingressaram na classe 420, no clube náutico de Tavira, com Paulo Baptista treinador, ex-campeão nacional e nono no mundial, mas, devido à pandemia, os treinos foram bastante reduzidos.
No entanto, os jovens algarvios conseguiram o apuramento europeu e mundial o ano passado, eventos cancelados devido ao Covid-19.
Conseguiram ser campeões misto juniores e este ano, na primeira prova de apuramento nacional no Porto, conseguiram o primeiro lugar da geral absoluto e na segunda Pan em Sesimbra ficaram em sexto.
Na prova internacional do Carnaval, realizada somente em junho em Vilamoura, ficaram em segundo.