Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

Benfica despede-se de 2020 com vitória ‘apertada’ frente ao Portimonense

Depois de muito tentar, o Portimonense reduziu a desvantagem para 2-1 já dentro do tempo de compensação, com Gilberto, defesa do Benfica, a cabecear para o fundo das redes de Vlachodimos, depois de um lance dividido com Beto

21:56 29 Dezembro, 2020
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Benfica venceu hoje o Portimonense, por 2-1, em jogo da 11.ª jornada da liga portuguesa de futebol, numa exibição pouco empolgante de ambas as equipas, mas que permite às ‘águias’ o regresso ao segundo lugar da classificação.

Os dois golos do Benfica foram marcados ainda no primeiro tempo, por Darwin (13) e Rafa (23), com o Portimonense a reduzir já em tempo de compensação, num autogolo de Gilberto (90+2).

Com este triunfo, o Benfica regressa à vice-liderança do campeonato, com 27 pontos, menos dois do que o Sporting, líder da prova. O Portimonense somou a sétima derrota no campeonato e mantém-se no último lugar da tabela, com oito pontos.

O Benfica entrou no encontro determinado em regressar ao segundo lugar da Liga e, nos primeiros minutos, encostou o Portimonense à sua defesa, embora sem conseguir criar uma verdadeira ocasião de perigo.

O primeiro lance a ameaçar as redes do Portimonense surgiu por Darwin, mas o avançado trocou os pés e perdeu a oportunidade de alvejar a baliza algarvia.

Aos 13 minutos, o uruguaio não vacilou, mas o destaque do 1-0 para as ‘águias’ vai por inteiro para Rafa. Depois de uma jogada ao primeiro toque, o extremo serviu a bola numa bandeja e o avançado só teve de encostar, ‘carimbando’ o regresso aos golos depois de seis partidas em ‘branco’.

Poucos minutos volvidos, Rafa voltou a deixar a ‘cabeça em água’ a Fahd Moufi, assistiu Waldschmidt, mas o remate do alemão saiu frouxo e à figura de Samuel.

‘Cansado’ de assistir, Rafa decidiu ser ele o protagonista e, aos 23 minutos, fez o 2-0: arrancou do flanco direito, atravessou toda a defesa algarvia, combinou com Darwin já dentro da área, aproveitou o ressalto e atirou para o segundo da equipa ‘encarnada’.

Com o dobrar do resultado, o Benfica serenou o ritmo e o Portimonense procurou, pela primeira vez, aproximar-se da baliza à guarda de Vlachodimos. Com pouco acerto na hora de finalizar, os algarvios não tiveram grande sucesso e foi Grimaldo quem esteve perto de fazer o 3-0 para o Benfica, na marcação de um livre cobrado ao ângulo, que só uma grande defesa de Samuel travou.

Na segunda parte, Paulo Sérgio mexeu para colocar o Portimonense mais perto do golo, os algarvios passaram a criar mais dificuldades ao Benfica, mas, uma vez mais, foram as ‘águias’ a estar novamente perto de sentenciar o encontro, com Darwin a desperdiçar o 3-0 com um remate ao poste.

Aos 71, o Portimonense assustou verdadeiramente Vlachodimos, com o remate de Luquinha a rasar o poste da baliza ‘encarnada’.

A resposta surgiu por Darwin, que assumiu o frente a frente com Samuel, tentou ladear o guarda-redes, mas finalizou o lance com um remate desastrado para a bancada, num lance em que lhe foi marcado fora de jogo.

Depois de muito tentar, o Portimonense reduziu a desvantagem para 2-1 já dentro do tempo de compensação, com Gilberto, defesa do Benfica, a cabecear para o fundo das redes de Vlachodimos, depois de um lance dividido com Beto.


Declarações


Declarações no final do encontro Benfica-Portimonense (2-1), da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio da Luz:

Jorge Jesus (treinador do Benfica): “O objetivo número um era os três pontos e o Benfica venceu, com uma das melhores primeiras partes que fez aqui este ano, com excelentes golos e nota artística.

Na segunda parte, o Portimonense até teve mais posse de bola, mas fez dois remates na baliza, e o Benfica podia ter feito o 3-0 várias vezes antes do 2-1. O Portimonense não criou mais perigo além do golo que fez. Não há dúvida nenhuma de que o Benfica tem o mérito de ser o vencedor, também é verdade que o Portimonense acreditou, nós perdemo-nos taticamente e como não estamos habituados ao adversário ter bola ficámos nervosos. Os jogadores têm de se habituar que há momentos em que têm de defender e não podem ficar intranquilos.

Foi também uma semana complicada, com os problemas da covid-19 e um ambiente em que estamos sempre desconfiados e que não nos dá o sossego emocional. Sentimo-nos seguros, mas a gente não o vê, num dia tens um teste negativo e no outro tens um teste positivo. Mexeu com a equipa e tem influência na alegria e na confiança do grupo no treino.

[Sobre a alegada grande penalidade não assinalada a favor do Portimonense] O jogo foi 2-1 e antes desse lance estava 2-0, não era esse lance que punha o nosso adversário à frente do marcador. Tenho a sensação de que não é grande penalidade. O Paulo Sérgio tem noção de que é penálti e está num sítio melhor do que o meu, mas esse lance não determina o jogo.

Nota artística? Se fosse pela primeira parte dava nota 8, perto do 10. Pela segunda parte, já teria de baixar. Se virmos o que aconteceu no jogo, jogámos com um adversário que chutou uma vez à nossa baliza e fez golo. O futebol é quem marca mais e quem teve mais oportunidades e remates na segunda parte foi o Benfica, não foi o Portimonense.”

Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “Os resultados nunca são injustos. Agora, tivemos um conjunto de promessas no jogo e fica um amargo de boca não levarmos um ponto daqui. Segundo os números, ninguém teve mais bola do que o Benfica aqui na Luz além de nós. O nosso erro maior não foi tático. A inexperiência de alguns jogadores paga-se. Cometemos pecados na primeira parte, em que permitimos a tomada de decisão dos jogadores do Benfica e foi isso que nos penalizou. Fomos mais agressivos a partir dos golos, mas não agredimos a baliza do Benfica como pensava que poderíamos. Mas, na segunda parte, fizemo-lo e também me parece que há uma grande penalidade indiscutível.

Nada me move contra a arbitragem. Há um erro. Quando não havia VAR, eu aceitava perfeitamente, mas com a possibilidade de recorrer às imagens, é mais difícil aceitar. Parece-me inequívoco que o Vlachodimos toca no Beto.

[Sobre o último lugar] É duro ao fim de 10 jornadas querermos resumir a nossa posição em 30 segundos numa resposta. Ninguém nos encostou às cordas e já fizemos jogos de mão cheia. Tivemos também algumas decisões, como a de hoje, que nos prejudicaram bastante. Precisamos de colocar dois ou três jogadores no grupo e estamos a trabalhar nisso para tornar o grupo mais forte. Com o que temos, vamos para a ‘briga’.”


Ficha técnica


Jogo realizado no Estádio da Luz, em Lisboa

Benfica – Portimonense, 2-1

Ao intervalo: 2-0

Marcadores:

1-0, Darwin, 13 minutos.

2-0, Rafa, 23.

2-1, Gilberto, 90+2 (própria baliza).

Equipas:

– Benfica: Vlachodimos, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo (Cervi, 79), Weigl, Taarabt (Samaris, 90+5), Rafa (Ferro, 90+5), Everton (Nuno Tavares, 80), Waldschmidt (Pedrinho, 60) e Darwin.

(Suplentes: Helton Leite, Cervi, Diogo Gonçalves, Chiquinho, Samaris, Ferreyra, Pedrinho, Nuno Tavares e Ferro).

Treinador: Jorge Jesus.

– Portimonense: Samuel, Anzai (Henrique, 86), Maurício, Lucas Possignolo, Fahd Moufi, Aylton Boa Morte (Júlio César, 70), Dener (Vaz Tê, 86), Willyan, Fali Candé (Anderson, 46), Fabrício (Beto, 46) e Luquinha.

(Suplentes: Ricardo, Anderson, Vaz Tê, Beto, Júlio César, Henrique, Lucas Tagliapietra, Casagrande e Fernando).

Treinador: Paulo Sérgio.

Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Fali Candé (30), Willyan (34), Otamendi (38), Fahd Moufi (54), Waldschmidt (59), Beto (76) e Taarabt (90+5).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.


► Benfica vence Portimonense e volta a ficar a dois pontos do Sporting

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Algarve Economia Gastronomia

Presidente da Câmara de Albufeira entronizado na Confraria do Frango da Guia

16:30 27 Outubro, 2026 16:30 27 Outubro, 2026

Rui Cristina integrou a Confraria do Frango da Guia numa cerimónia que reuniu representantes de 47 confrarias e homenageou figuras da comunidade

Algarve

Operação da GNR em Moncarapacho leva à constituição de oito arguidos por tráfico de droga

11:55 27 Outubro, 2026 11:54 27 Outubro, 2026

Militares da GNR localizaram sete homens e encontraram outro escondido no mato durante uma operação contra o tráfico de droga em Moncarapacho

Cultura Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Cabine de avião da Ryanair.
Europa Nacional

Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha

19:50 27 Outubro, 2026 12:32 27 Outubro, 2026

Companhia aérea reforçou as ligações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro com quatro destinos europeus, incluindo duas cidades polacas

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Algarve, Economia, Gastronomia

Presidente da Câmara de Albufeira entronizado na Confraria do Frango da Guia

16:30 27 Outubro, 2026 16:30 27 Outubro, 2026

Rui Cristina integrou a Confraria do Frango da Guia numa cerimónia que reuniu representantes de 47 confrarias e homenageou figuras da comunidade

Algarve

Operação da GNR em Moncarapacho leva à constituição de oito arguidos por tráfico de droga

11:55 27 Outubro, 2026 11:54 27 Outubro, 2026

Militares da GNR localizaram sete homens e encontraram outro escondido no mato durante uma operação contra o tráfico de droga em Moncarapacho

Cultura, Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Cabine de avião da Ryanair.
Europa, Nacional

Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha

19:50 27 Outubro, 2026 12:32 27 Outubro, 2026

Companhia aérea reforçou as ligações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro com quatro destinos europeus, incluindo duas cidades polacas

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura, Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Últimas Notícias

  • Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental
    Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental
  • 79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
    79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
  • Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
    Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
  • Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
    Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
  • Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
    Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

Opinião

  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
    A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
    Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal