A Praça da República, em Moncarapacho, volta a acolher o Monjazz – Festival de Jazz de Moncarapacho entre esta sexta-feira e domingo. É a 8ª edição de um festival que já é uma referência na região neste género musical e o cartaz contempla músicos e vozes de excelência.
Pelo palco, instalado em frente à Igreja da Misericórdia, vão passar, sexta-feira, os Al Guitar Duo 4teto, com uma sonoridade completa de energia, ritmo e harmonia. No sábado é a vez de Viviane interpretar canções da cantora francesa Édith Piaf. No último dia sobem ao palco os United Mutations, um projeto internacional com um estilo marcadamente jazzrock. Os espetáculos têm início às 21:45 e a entrada é livre.
Sobre os Al Guitar Duo 4teto
É um projeto que tem como base o Al Guitar Duo, criado em 2018 e constituído por André Ramos e Luís Fialho, dois guitarristas algarvios. Inspirados pelos sons latinos, apresentam um repertório em que a sua música mistura o fado, o flamenco e o jazz, com temas originais e de outros autores. Assim como com arranjos próprios, desde o fado de Amália Rodrigues ao flamenco de Paco de Lucia. À energia das guitarras dos Al Guitar Duo, juntou-se a harmonia do acordeão de Emanuel Marçal. Assim como o toque de flamenco jazz, da viola de arco de Rosa Escobar, formando assim o projeto Al Guitar Duo 4teto.
Sobre Viviane
A artista nasceu em Nice, França, mas mudou-se para Portugal aos 13 anos. Iniciou a sua carreira musical em 1990, formando com Tó Viegas o conhecidíssimo grupo Entre Aspas. Por outro lado, integrou outros projetos musicais, como Linha da Frente e Camaleão Azul, que partilha com Tó Viegas. Em 2005 com o fim do grupo Entre Aspas, iniciou uma carreira a solo, tendo editado vários trabalhos. Nesta edição do MonJazz, Viviane estará acompanhada em palco por Tó Viegas (guitarra acústica), Filipe Valentim (piano) e João Gentil (acordeão).
Sobre os United Mutations
É um projeto internacional, com músicos de diferentes nacionalidades. Começou em 2020 como trio, constituído por Martin Lucke (alemão), no teclado, Johan Zilversurf (sueco), na guitarra e Herbert Knteblx (britânico), na bateria. Em 2022 passou portanto a quarteto, com a integração do português Hélder Martins, no baixo, tendo efetuado a primeira atuação ao vivo no Club de Tavira, em outubro desse ano. Com um estilo marcadamente jazzrock, juntam elementos de funk, blues e reggae, com muita liberdade para o improviso e as músicas são quase todas originais.
O Monjazz – Festival de Jazz de Moncarapacho é organizado pela União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta e conta assim com os apoios Município de Olhão, Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho e Viveiros Monterosa.