Nas comemoração dos 10 anos do reconhecimento da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a Universidade do Algarve, em parceria com a CCDR Algarve, lança o livro “Alimentos com história: Histórias de alimentos”.
Este livro é gratuito e tem como principal objetivo transmitir os principais conhecimentos, competências e valores fundamentais à preservação da Dieta Mediterrânica, abordando a história de alguns dos principais alimentos do mediterrâneo, como: azeite, azeitonas, uvas, queijo fresco, enchidos, pescado, garum, ervas aromáticas e as bebidas destiladas.
Elaborado por diferentes autores (Ana Lúcia Cruz, Célia Quintas, Eduardo Esteves, Gil Fraqueza, Isabel Ratão, Jaime Aníbal, Jessie Melo, Jorge Pereira, José Jesus, Ludovina Galego, Luís Patarata, Margarida Vieira, Patrícia Nunes, Paula Pires-Cabral, Rui Cruz e Teresa Mato), é possível revisitar diferentes práticas ancestrais, assim como a evolução das técnicas do processamento destes alimentos, desde a sua transformação à conservação e armazenamento.
Este livro foi cofinanciado com o projeto “O Algarve na Dieta Mediterrânica”, uma operação enquadrada no Aviso de Abertura do Concurso ALG-14-2016-08 do Programa Operacional Regional do Algarve 2014-2020 (CRESC ALGARVE 2020), na Tipologia de Intervenção 6.14 – Património natural e cultural.
O livro pode ser descarregado gratuitamente aqui
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 90 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 44 anos de existência, aparece pela sexta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2023, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela quarta vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada no intervalo 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1591 Instituições de Ensino Superior (IES) de 112 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
Mais recentemente passou a integrar a Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), um “Super Campus” que tem como objetivo criar uma universidade europeia claramente internacional, pluriétnica, multilingue e interdisciplinar, formado por nove universidades: Cádis (Espanha), Bretanha Ocidental (França), Kiel (Alemanha), Gdansk (Polónia), Split (Croácia), Malta (Malta), Nápoles Parthenope (Itália), Algarve (Portugal) e Nord (Noruega).
Leia também: Docente da UAlg nomeado “Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres” pelo governo francês