A UAlg aparece pela sexta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos.
Nesta edição participam 10 instituições de ensino superior portuguesas, sendo que destas apenas 9 integram este ranking, onde a UAlg mantém o destaque no indicador que avalia a projeção internacional.
A lista do THE indica apenas o lugar exato das instituições até à 100.ª posição, a partir da qual passam a ser classificadas por intervalos, sem hierarquia.
“Neste ranking, cada vez mais competitivo, a UAlg classifica-se entre as posições 301 e 350. Este é o 12.º ano de publicação desta avaliação do THE, que nesta edição vê aumentado o número de instituições (605), face a 2022 (539), e de territórios, passando de 74, no ano transato, para 78, em 2023”, explica a instituição algarvia em comunicado, acrescentando que “outras 358 instituições estão ainda listadas com o estatuto de “Reporter”, o que significa que forneceram dados, mas não cumpriram os critérios de elegibilidade para receber uma classificação”.
Os 13 indicadores avaliados são os mesmos utilizados no Ranking Mundial das Universidades da Times Higher Education e organizam-se em torno de cinco grandes áreas: a qualidade do ensino e da investigação, as citações dos artigos científicos produzidos, a sua relação com a indústria ou a projeção internacional.
Mais informações sobre a UAlg nos rankings aqui.