A visita “A margem esquerda do Gilão: A cidade ‘Além da Ponte’, orientada pelo historiador de arte, Marco Sousa Santos, realiza-se no dia 24 de setembro, pelas 10:00, a partir do Arquivo Municipal (Rua Jacques Pessoa), no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
Apesar de o núcleo genético de Tavira se encontrar na margem direita do Gilão, na colina de Santa Maria, a ocupação da margem esquerda do rio, a zona de “Além da Ponte”, remonta no mínimo ao período medieval.
Do Alto de Sant’Ana à rua de São Lázaro e à Porta Nova, passando pelo Jardim da Alagoa, Alto de São Brás e Largo do Carmo são séculos de história que se materializam em antigos conventos, igrejas, ermidas, casas apalaçadas e um tecido urbano marcado por testemunhos de diferentes períodos histórico-artísticos.
Os interessados em viajar pelo património tavirense, descobrir os seus segredos e conhecer os principais episódios e figuras a ele associados, deverão efetuar a sua inscrição, até dia 20 de setembro, através do formulário: https://forms.gle/WS3G1j5wG4hfKNJj8
A inscrição, gratuita, encontra-se limitada a 25 participantes.
Mais informações através do telefone 289 320 500 ou do email [email protected].