A Orquestra Ligeira do Exército participou nas comemorações do Dia de Santiago, em Tavira, através de um concerto na Praça da República, esta segunda-feira à noite.
O espectáculo teve início às 22:00 e está integrado no Programa do Verão em Tavira. A Praça da República encheu-se para ouvir e aplaudir temas conhecidos da música portuguesa e internacional.
A Orquestra Ligeira do Exército (OLE), criada em 1979, é dirigida pelo sargento-chefe Cândido Ameixa. A sua estrutura, em género de Big Band, é composta por cinco saxofones (flauta, clarinete), quatro trompetes (fliscorne), quatro trombones, dois teclados, duas violas, bateria, percussão e quatro vocalistas.
Ao longo dos anos tem-se apresentado assiduamente nas mais prestigiadas salas de espetáculos do país e com os mais variados artistas e convidados do panorama musical nacional e internacional.
Executando composições de música ligeira, a Orquestra Ligeira do Exército tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada uma verdadeira “embaixadora” do Exército Português junto da sociedade militar e civil, contribuindo significativamente para a afirmação e valorização do nosso património cultural.
Vários compositores, orquestradores e arranjadores têm tido ao longo dos anos uma relação estreita com a Orquestra Ligeira do Exército, agraciando-a com temas originais e exclusivos que não raras vezes dão origem a arranjos e orquestrações executadas por inúmeros agrupamentos musicais portugueses.