Os Sétima Legião atuaram no Parque do Palácio da Galeria, em Tavira, na noite desta quarta-feira, num concerto integrado no programa cultural Verão em Tavira.
O concerto, que levou o público tavirense ao rubro, marca o regresso da banda após 40 anos ao mesmo tempo que homenageia Ricardo Camacho, produtor e teclista do grupo desaparecido em 2018.
Neste regresso, Pedro Oliveira (voz e guitarra), Rodrigo Leão (baixo e teclas), Nuno Cruz (bateria, percussão), Gabriel Gomes (acordeão), Paulo Tato Marinho (gaita de foles, flautas), Paulo Abelho (percussão, samplers) e Francisco Menezes (letras, coros) acolhem João Eleutério, experimentado músico que tem corrido mundo como parte da banda de Rodrigo Leão e que agora assegurará os teclados.
Foi em 1982 que a Sétima Legião surgiu no então agitadíssimo panorama musical português, apresentando uma visão singular da música sintonizada com as experiências mais avançadas da pop alternativa da época, mas sem esquecer a identidade portuguesa.
A banda deixou uma marca vincada na produção musical nacional dos anos 80 e 90. Com estes concertos de aniversário, a Sétima legião pretende revisitar os seus mais aplaudidos clássicos e dar nova vida a temas como “Sete Mares” ou “Por Quem Não Esqueci”, sucessos de grande impacto que, ainda hoje, têm lugar garantido na programação de muitas rádios.
De assinalar que da Sétima Legião saíram músicos que se envolveram em projetos ímpares da música portuguesa como os Madredeus, Gaiteiros de Lisboa ou Cindy Kat, prova de que aí se ensaiaram importantes ideias que geraram fértil descendência.
Leia também: “Verão em Tavira” tem atrações para todos os gostos. Conheça o programa