Um grupo de professores do ensino secundário participou no Programa de Mobilidade Erasmus+/europass Teacher Academy, no âmbito do Projeto do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, “AEFFL Navegando para o Sucesso”.
O grupo constituído por três docentes de dois grupos disciplinares, Anabela Ameixieira e Nelson Soares (de Economia) e Cristina Freitas (de Português) deslocou-se a Praga, na Chéquia, entre os dias 1 a 6 de maio, onde recebeu formação no curso Video Games in Education: Innovative Gamification and Game-Based Learning Techniques.
Neste curso de 30 horas, os participantes compreenderam o valor pedagógico dos video games em educação, tomaram conhecimento de jogos inovadores e da importância de aplicar elementos da gamificação no processo de ensino-aprendizagem.
Os professores consideraram a experiência “uma mais-valia que os ajudou a perceber a envolvência dos alunos nos jogos e a melhorar as suas capacidades de ensino com recurso aos videojogos nas suas práticas letivas”.
Segundo referem os docentes em comunicado, “estudos indicam que o número de jogadores triplicou após a pandemia e que os jogadores se sentem mais seguros e otimistas. Apenas a título de exemplo, o jogo Minecraft ajuda a resolver problemas do dia a dia”.
Os professores entraram na realidade dos jogos como Cell to Singularity, Fortnite, TrackMania, Coffee Noir, Roblox, entre outros, compreendendo a sua dinâmica, a sua história, fases e objetivos, da mesma forma que refletiram na sua adaptação ao ensino.
Esta experiência proporcionou aos professores “a descoberta de um país encantador, a Chéquia, no centro da Europa”, ao mesmo tempo que lhes permitiu o desenvolvimento de competências na língua inglesa.