A Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, inaugura na próxima sexta-feira, pelas 18:30, a 5.ª edição do Fartoon – Mostra Internacional de Cartoons de Faro, que tem como tema “Água um desafio para a Humanidade”.
Os 39 trabalhos selecionados convidam o visitante a viajar pelo imaginário dos artistas, preenchido de irreverência, sátira, crítica e reflexão sobre os modos como, individualmente e coletivamente, contribuímos de forma intencional ou inconsciente para a escassez de água a nível planetário.
“O principal objetivo é sensibilizar e consciencializar a população para a importância vital deste recurso natural e alertar para a sustentabilidade do ciclo da água, desde a sua captação, à sua utilização, sem esquecer também o seu tratamento e reutilização”, explica a Faro 1540.
Pretende igualmente contribuir para “a alteração de comportamentos e hábitos de consumo, no sentido de promover uma crescente e coletiva eficiência hídrica com vista à preservação deste recurso vital”.
A consciencialização da sociedade para o valor da água em todas as suas dimensões assume “maior significado no atual contexto de seca hidrológica que Portugal vive, possivelmente a pior dos últimos 100 anos, com quase todo o país em seca severa ou extrema”.
As alterações climáticas vividas nos últimos anos aumentam a probabilidade e frequência de episódios de seca e também de ondas de calor, nomeadamente as regiões do Algarve e Alentejo.
A seca que afeta Portugal é também um motivo de preocupação em grande parte da Europa e em muitos países do mundo.
A meio de julho metade do território da União Europeia estava em situação de risco devido à seca prolongada, que deverá provocar um declínio no rendimento das culturas em diversos países, segundo um relatório da Comissão Europeia.
Os crescentes problemas de escassez de água e de seca indicam claramente a necessidade de uma gestão mais racional e eficiente da água, fundamental para ultrapassar a crise mundial de água que enfrentamos e para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras.
A exposição pode ser apreciada até 30 de janeiro, nos Claustros do Museu Municipal de Faro.
Este evento conta mais uma vez com o apoio da Câmara Municipal de Faro, União de Freguesias de Faro (Sé-S.Pedro) e do Museu Municipal de Faro.
Leia também: Ator Ruy de Carvalho vai receber a Chave de Honra da Cidade de Faro