Teve início esta terça-feira, 5 de agosto, a 29.ª edição do Festival da Sardinha, que decorre até domingo, 10 de agosto, na zona ribeirinha de Portimão. O evento arrancou com a já tradicional recriação histórica da descarga da sardinha, que marcou o início das festividades gastronómicas e culturais mais emblemáticas do Algarve.
Em comunicado, o Município de Portimão informa que o evento “bateu todos os máximos de visitas em dia de inauguração”, tendo sido registadas 25.768 entradas nos pórticos oficiais do recinto, entre as 18:00 e as 24:00.

A autarquia sublinha que “este número não contabiliza os largos milhares de pessoas que frequentaram os restaurantes aderentes e os diversos espaços de animação espalhados por toda a zona ribeirinha da cidade”.
Esta quarta-feira, 6 de agosto, o programa prossegue com animação musical em vários palcos. O destaque vai para Pedro Abrunhosa, cabeça de cartaz do dia, que sobe ao palco principal às 22:00. Antes disso, pelas 18:00, o Almagem Quartet, da Orquestra de Jazz do Algarve, atua no palco Música no Jardim, e, às 20:30, Eduardo Viegas sobe ao palco Sardinha.

Para os mais novos, o festival oferece diariamente o espaço Petinga Park, junto ao edifício da Antiga Lota, com atividades entre as 19:30 e as 23:45. Com entrada gratuita, os mais jovens podem participar em ateliers temáticos, pintura e desenho livres e divertir-se em insufláveis. O atelier desta terça-feira é dedicado às “Moças Marafadas: Bonecas do Algarve”, numa homenagem aos trajes tradicionais do folclore da região.
Também a partir das 19:30, o chef Luís Oliveira, do restaurante F, dinamiza uma tiborna de sardinha no palco Showcooking, em parceria com a Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão. Estas demonstrações culinárias contam com a participação da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), que acompanhará cada showcooking com provas gratuitas de vinhos com selo algarvio, num total de cem provas por sessão.

No espaço lounge, o destaque vai para a iniciativa “A Cidade em Conversa”, um programa transmitido em direto pela Alvor FM (90.1 FM e online), entre as 20:00 e as 21:00, centrado na vida e identidade do centro urbano de Portimão.
Com entrada livre, o Festival da Sardinha continua até domingo, com uma vasta programação cultural, musical e gastronómica, tendo como estrela principal a tradicional sardinha assada. O Município de Portimão convida residentes e visitantes a participar naquela que é considerada “a maior festa gastronómica do Algarve e uma das mais emblemáticas do país”.
Toda a programação pode ser consultada no site oficial: https://festivaldasardinha.pt
Leia também: Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves



















