O emblemático moinho parisiense no topo do cabaré da capital francesa que inspirou gerações de artistas vai abrir pela primeira vez ao público e de uma forma inédita: vai estar disponível para reservas na plataforma Airbnb, e pelo preço simbólico de um euro.
As reservas para passar uma noite no Moulin Rouge, em pleno bairro de Montmartre, vão estar abertas a 17 de maio às 19h. O processo prevê-se concorrido, já que só vão estar disponíveis na plataforma reservas para três estadas de uma noite cada, a 13, 20 e 27 de junho de 2022.
Para este efeito, o interior do Moulin Rouge foi transformado num ‘boudoir’ inspirado na Belle Époque, remetendo para os gloriosos tempos de boémia em Paris e à dança can-can que nasceu no cabaré do icónico moinho em finais do século XIX.
Quem conseguir reservas, vai poder também assistir ao espetáculo ‘Féerie’ a partir dos melhores lugares e com acesso aos bastidores, tendo como anfitriã a bailarina principal do Moulin Rouge, Claudine Van Den Bergh.
“Os hóspedes que reservarem esta estadia poderão descobrir o que está por trás das cortinas de veludo do cabaré e ficar a conhecer o espetacular mundo da opulência francesa e do glamour”, garante a Airbnb, que colaborou com o historiador francês especialista no século XIX, Claude Yon, com vista a “recriar os detalhes decorativos e estilísticos desta célebre época da história” e “renovar de forma autêntica o moinho e torná-lo exatamente como teria sido” naquela época.
O moinho parisiense vai ter “um boudoir repleto de elementos ‘art nouveau’, como um palco de papel em miniatura para envolver os hóspedes no espírito do cabaré”, além de “um camarim com acessórios glamorosos da Belle Époque, incluindo roupas vintage, perfumes e cartas de admiradores”, e ainda “um terraço privado inspirado na época, o cenário ideal para um cocktail pós-espetáculo”, adianta a Airbnb.
“A Belle Époque foi uma época em que a cultura e as artes francesas floresceram, e nenhum lugar é mais icónico do que o Moulin Rouge. “Esta sala secreta dentro do famoso moinho de cabaret foi concebida para levar os hóspedes numa autêntica viagem no tempo para experimentar a capital francesa das artes e do prazer, durante um momento da história”, salienta o historiador Jean-Claude Yon, lembrando que “a Belle Époque foi uma época em que a cultura e as artes francesas floresceram, e nenhum lugar é mais icónico neste campo do que o Moulin Rouge”.
O moinho de vento em Paris foi construído em 1889 como homenagem às origens rurais do lugar, teve de ser reconstruído três décadas mais tarde na sequência de um incêndio, e até à data nunca abriu ao público.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL