Depois da última época, onde o piloto neerlandês Max Verstappen ganhou pela terceira vez o primeiro lugar no pódio no campeonato de pilotos, a nova época começa já esta semana. Veja aqui o calendário e a pista onde irão decorrer as corridas de Fórmula 1.
As corridas destes Grande Prémios podem ser acompanhadas através das redes sociais oficiais da Fórmula 1. Porém, deixamos aqui para os mais curiosos as próximas datas. Se és mais esquecido, sabias que é possível sincronizar o calendário de corridas na tua conta Google Calendar? Vê aqui como!
Corrida 1 – 2 de março | GP do Bahrain
Tal como tem acontecido nas temporadas anteriores, os pilotos vão estrear esta época na pista de Sakhir, Bahrain. Esta semana já decorreram os treinos pré-época na mesma pista. Esta e a segunda corrida irão decorrer a um sábado e não ao esperado domingo.
Corrida 2 – 9 de março | GP da Arábia Saudita
A pista citadina de Jeddah teve a sua estreia na Fórmula 1 em 2021, sendo a vigésima primeira etapa. Este ano passa a ser a segunda etapa, onde os pilotos começarão a marcar os primeiros pontos do campeonato. A corrida irá decorrer também a um sábado.
Corrida 3 – 24 de março | GP da Austrália
O terceiro Grande Prémio vai ter lugar na pista de Albert Park, Melbourne. Austrália é a casa do piloto Daniel Ricciardo que corre pela Visa Cash App RB, anterior Alfa Tauri. Na edição anterior os dois Alpine, Pierre Gasly e Esteban Ocon chocaram um contra o outro, sendo forçados a abandonar a corrida.
Corrida 4 – 7 de abril | GP do Japão
No país natal de Yuki Tsunoda, piloto japonês da equipa Visa Cash App RB, espera-nos a pista de Suzuka. O recorde de maior número de vitórias ainda pertence a Michael Schumacher, ex-piloto alemão.
Corrida 5 – 21 de abril | GP da China
Após quatro anos, Xangai volta a acolher um Grande Prémio de Fórmula 1. Na última corrida em 2019, o piloto inglês Lewis Hamilton, da Mercedes AMG Petronas F1, garantiu a vitória. Zhou Guanyu é o piloto chinês que corre na equipa Stake F1 Team Kick Sauber, anterior Alfa Romeo.
Corrida 6 – 5 de maio | GP de Miami
O percurso de Miami estreou-se em 2022 e têm acompanhado os pilotos desde então. Na edição anterior Max Verstappen fez a proeza de sair vitorioso apesar de partir em décimo lugar na grelha.
Corrida 7 – 19 de maio | GP da Emília-Romanha
Este Grande Prémio, em Imola, é a casa da equipa Ferrari e, vem desde 2020, onde a volta mais rápida foi de 1:15,484 minutos. No ano passado foi cancelada devido às fortes chuvas, terão melhor sorte os pilotos este ano?
Corrida 8 – 26 de maio | GP do Mónaco
Vencer no Mónaco é o sonho de todos os pilotos. Este circuito citadino estreito de excelência não poderia faltar! Nas ruas do Principado a estratégia principal passa por obter a melhor qualificação, dado à dificuldade de ultrapassagem neste circuito. Mónaco é a casa do piloto Charles Leclerc que corre pela Scuderia Ferrari.
Corrida 9 – 9 de junho | GP do Canadá
Disputado desde 1961, este é um dos Grande Prémios mais antigos da modalidade. Este ano voltamos à pista de Gilles Villeneuve em Montreal. Lance Stroll é o piloto canadiano que atualmente corre pela Aston Martin, a empresa gerida pelo próprio pai.
Corrida 10 – 23 de junho | GP da Espanha
Atualmente realizado na pista de Barcelona, este circuito passará a ser realizado em Madrid em 2026. Vindo também de Espanha, o piloto Carlos Sainz irá correr esta época pela última vez na Ferrari. Será substituído por Lewis Hamilton já na próxima temporada pelo que o seu futuro na Fórmula 1 ainda é incerto.
Corrida 11 – 30 de junho | GP da Áustria
Considerado uma das pistas mais perigosas quando foi estreada, em 2024 regressamos a Zeltweg Airfield, Spielberg, onde Max Verstappen irá tentar a sua quinta vitória no percurso. Foi nesta pista que o recorde de maior número de penalizações foi atribuído ao piloto francês Esteban Ocon da Alpine, na época passada.
Corrida 12 – 7 de julho | GP da Inglaterra
O Grande Prémio de Silverstone é disputado pelas equipas e pelos pilotos desde 1926, tornando-se um clássico. Silverstone faz o seu centenário em 2026 e é esperado uma grande celebração. Além do famoso Lewis, Inglaterra também é casa do seu colega e piloto George Russell.
Corrida 13 – 21 de julho | GP da Hungria
O circuito de Budapeste é o terceiro mais pequeno, com 4,381 quilómetros. Neste Grande Prémio é bastante raro os carros necessitarem de pneus de chuva. Lewis Hamilton é quem tem o maior número de vitórias neste circuito, partilhando o recorde com Michael Schumacher pelo maior número de vitórias num único Grande Prémio.
Corrida 14 – 28 de julho | GP da Bélgica
O Grande Prémio de Spa-Francorchamps em Liège é um dos percursos mais temidos pelos pilotos. Desde que ingressou no calendário da Fórmula 1, as suas curvas 3, 4 e 5 bastante rápidas e íngremes já vitimaram muitos pilotos.
Corrida 15 – 25 de agosto | GP da Holanda
Após uma interrupção de 35 anos, Zandvoort voltou a estar no calendário de Fórmula 1 em 2021. Desde então o herói da casa, Max Verstappen tem sido um dos pilotos favoritos dos espectadores. Na edição anterior, Daniel Ricciardo fraturou a sua mão ao regressar às corridas.
Corrida 16 – 1 de setembro | GP da Itália
A pista de Monza é o circuito mais rápido do calendário de Fórmula 1, contando com três chicanes e muitas ultrapassagens. A Ferrari têm o maior número de vitórias neste percurso, sendo este um grande motivo de orgulho para todos os Tifosi.
Corrida 17 – 15 de setembro | GP do Azerbaijão
O circuito de Baku realizou-se pela primeira vez em 2017 e o recorde de maior número de vitórias pertence a Sergio Pérez com dois pódios. Na edição passada o piloto francês Pierre Gasly incendiou o seu monolugar na qualificação. Este circuito também conta com a uma das maiores retas de todos os Grandes Prémios.
Corrida 18 – 22 de setembro | GP de Singapura
Singapura traz-nos uma das mais exigentes provas neste calendário da Fórmula 1. Segundo a série da Netflix “Drive to Survive”, os pilotos podem chegar a perder entre 4-5 quilos de fluídos devido ao calor e humidade excessivos. O primeiro vencedor deste circuito noturno foi o piloto espanhol Fernando Alonso, na altura pilotando pela Renault, atual Alpine.
Corrida 19 – 20 de outubro | GP dos EUA
Conhecido como o ‘Circuito das Américas’, este circuito de Austin conta com duas zonas de DRS e uma speed trap na grande reta do circuito. O recorde de volta mais rápida é de Charles Leclerc com um tempo de 1:36,169 minutos. Casa de Logan Sargeant, piloto americano que corre pela Williams Racing.
Corrida 20 – 27 de outubro | GP do México
Casa do piloto mexicano Sergio Peréz, piloto da Oracle Red Bull Racing, que ficou em segundo lugar no campeonato de pilotos de 2023. A pista da Cidade do México foi a primeira vitória o famoso ex-piloto Michael Schumacher.
Corrida 21 – 3 de novembro | GP do Brasil
Em 2024 voltamos a ter Interlagos, São Paulo como destino do Grande Prémio do Brasil. Na última edição o vencedor também foi Max Verstappen. Irá manter o título? O piloto inglês Lando Norris da equipa McLaren conseguiu um dos seus pódios. É neste circuito que esta mesma equipa tem o maior número de vitórias de todos os construtores.
Corrida 22 – 23 de novembro | GP de Las Vegas
Este percurso estreou-se na última edição e em 2024 voltamos a percorrer as ruas de Las Vegas nesta época. Este percurso na Strip conta com 6,12 quilómetros de percurso.
Corrida 23 – 1 de dezembro | GP do Qatar
Na sua segunda edição, tendo sido estreado em 2021, a pista de Lusail no Qatar já está confirmada nos próximos dez anos como um dos destinos de Grande Prémio de Fórmula 1.
Corrida 24 – 8 de dezembro | GP de Abu Dhabi
A final do Grande Prémio de Abu Dhabi, na pista de Yas Marina, de 2021 ainda espera por um acontecimento mais marcante. Com a ultrapassagem de Max Verstappen sobre o então hepta-campeão Lewis Hamilton, o piloto da Red Bull ganhou o seu primeiro campeonato.
Espera-se muito entusiasmo nesta temporada, pois prevê-se que esta será mais renhida que as duas anteriores. Após as sessões de testes, a equipa da Red Bull parte com alguma vantagem, porém outros construtores estão no caminho certo para disputarem pelo titulo do campeonato mundial de construtores.
Leia também: Campeão mundial de Fórmula 1 não conseguiu alugar carro em Faro por ser “demasiado novo”