“Arraúl Gastrobar” é como se chama o novo restaurante de Olhão, inspirado numa das emblemáticas lendas da cidade cubista.
“Partilha” é o lema deste restaurante, que combina pratos e petiscos com uma carta de vinhos diversificada e cocktails clássicos, pensados para serem desfrutados em ambiente de partilha e confraternização.

Arraúl, era um rapaz que vivia na mística ilha da Atlântida. Conta a lenda, que devido a uma tempestade, a ilha desapareceu e Arraúl foi levado para alto-mar acabando por ser engolido por uma baleia e devolvido pela mesma, ainda com vida, junto ao Sítio das Prainhas, local onde Olhão se originou.

Com medo de ser levado novamente pelo mar, e encantado pela terra onde se encontrava, Arraúl decidiu construir uma linha para proteger a costa nesta zona, carregando terra do Cerro da Cabeça para o mar, com o auxílio de um carro cúbico com rodas cúbicas construído pelo mesmo (pois este adorava tudo em forma cúbica). E assim nasceu o cordão dunar, que hoje protege a costa, formando as ilhas barreira da Fuseta, da Armona e da Culatra.

A lenda do Arraúl é uma das lendas de Olhão que constituem o Caminho das Lendas, o percurso pedonal que liga cinco dos principais largos da zona histórica da cidade.
E é num desses largos, nomeadamente no Largo João da Carma, que se situa o Arraúl Gastrobar.

Na ementa pode encontrar desde pratos típicos reinterpretados pelo chef, como o “Bitoque cúbico de atum rabilho”, “Lascas de bacalhau assado com azeite extra virgem”, “Camarão frito com alho e medronho” ou a “Dourada aos cubos frita com arroz de tomate malandrinho”, a iguarias confecionadas com produtos da região, como a “Salada de requeijão, muxama, figo, amêndoa e rabanete” ou a sobremesa de assinatura “Arraúl Cúbica” com amêndoa, alfarroba, figo e laranja, lembrado os sabores da famosa trilogia Algarvia mas com uma apresentação irreverente.

Uma curiosidade é que alguns dos pratos são servidos aos cubos, a forma geométrica preferida de Arraúl e característica da cidade cubista de Olhão. No Arraúl Gastrobar também pode encontrar opções vegetarianas e para crianças.
Para visitar o restaurante a gerência recomenda marcar mesa através do telefone +351 289 714 298.
