A exposição coletiva Terra & Mar vai ser inaugurada no dia 25 de janeiro, na galeria In The Pink, em Loulé, com obras dos quatro fotógrafos portugueses João Mariano, Maria Oliveira, Nuno Cera e Vasco Célio.
Nesta mostra, os artistas partilham uma viagem visual onde a terra encontra o mar, num convite à imersão dos espetadores para dentro das tramas do nosso país, nas histórias tecidas entre paisagens e pessoas, e na forma como as marés e os ventos definiram o modo das pessoas trabalharem e viverem em Portugal.
A série de Nuno Cera capta o eterno encontro entre o mar e a terra, ao congelar instantes precisos do romper de ondas ou grutas que sugerem tanto a dimensão infinita do mar como travessias ao desconhecido.
João Mariano retrata a ancestralidade das formas de habitar este país. Desde a vida desafiante dos apanhadores de percebes em costas de rochas afiadas até ao intrincado processo de fabrico do medronho nas regiões serranas.
As obras de Maria Oliveira narram a poética luta para domar as marés na produção de sal e revelam a fragilidade de quem vive da terra, resgatando a beleza dos momentos mais simples.
O “Hidden Book of Odds”, de Vasco Célio, revela a poesia do olhar quotidiano e peculiar, que brinca com a tensão entre o próprio e o diferente. As obras revelam o espetacular no corriqueiro, ao estimular os espectadores a reexaminarem o que os rodeia em busca de histórias não contadas.
A exposição pode ser apreciada na galeria In The Pink, de terça a sexta-feira, das 11:00 às 19:00; e aos sábados das 10:00 às 14:00.
Leia também: “Não quero morrer aqui”: Carlos Filipe apresenta livro sobre vida de animais em Loulé