O Município de Albufeira anunciou a realização da segunda edição do Festival Piri-Piri, que decorrerá de 11 a 13 de julho no Jardim dos Sentidos, na Guia, junto à Escola EB 1,2,3. O evento, organizado pela autarquia com a colaboração do chef Nuno Bergonse, promete surpreender com várias novidades que vão do universo gastronómico ao entretenimento.
Entre os destaques estão a presença de malaguetas de diferentes partes do mundo, degustações de molhos, chocolates e carnes picantes, uma cerveja com piri-piri criada especialmente para a ocasião, concursos de comedores de malaguetas e espetáculos de stand-up comedy “picante”. Haverá também artesanato, tatuagens temáticas, espetáculos de fogo e muita animação para todas as idades.
O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, considera o Festival Piri-Piri é “um evento em rota de ascensão”, sublinhando o crescente interesse por parte dos produtores nacionais e estrangeiros. “É o único do país a dar esta importância a um produto hortícola tão apreciado entre nós, como é o caso do frango piri-piri da Guia. E isto alia-se a um bom ambiente, em tom de brincadeira e de animação familiar, que contempla todo um universo no âmbito do picante”, afirmou o autarca, acrescentando ter “boas expectativas quanto aos corajosos deste ano que se atreverem a entrar nos concursos ou a provarem os diversos e bem condimentados produtos que serão a base do Festival”.
Em relação à participação dos produtores, o Município informa que esta segunda edição contará com 20 produtores de malaguetas, mais quatro do que no ano anterior, incluindo produtores internacionais no segmento dos molhos. Serão apresentadas diversas variedades de malaguetas, como Jalapeño, Habanero, Cayena, Thai e, naturalmente, a tradicional pimenta-malagueta portuguesa. Estes ingredientes servem de base à criação de molhos, chocolates, geleias, carnes e outros produtos inovadores.
O certame inclui ainda uma zona ambiental com atividades para crianças e um vasto programa para adultos e seniores, com jogos tradicionais, música ao vivo de diferentes estilos, atuações itinerantes ao longo do recinto, um concurso de comedores de malaguetas e a atuação de Michele Cascais com um espetáculo de stand-up comedy.
A mascote “Mister Chilli” circulará pelo recinto a desafiar os visitantes, e uma cuspidora de fogo irá atuar em diversos momentos do festival. Uma tatuadora também marcará presença, disponível para desenhar malaguetas ou outros motivos no corpo dos visitantes.
O evento valoriza ainda as tradições locais com a presença de artesãos do Centro Educativo do Cerro do Ouro e um artista de graffiti que realizará murais ao vivo. O Grupo de Ginástica Acro Al-buhera também marcará presença com uma atuação especial.
Segundo a organização, haverá ainda uma “vending machine” de molhos picantes, um expositor com dezenas de variedades de malaguetas e uma estufa com plantas, bem como uma banca de merchandising dedicada ao festival.
Em prol da sustentabilidade, todos os copos do recinto serão personalizados e reutilizáveis. Para refrescar os paladares, além da estreia de uma cerveja com piri-piri, a cerveja oficial do evento será a Marafada, produzida no Algarve.
A edição deste ano contará ainda com a participação da influencer digital Cristiana Jesus, residente em Albufeira, que, com mais de 545 mil seguidores, irá partilhar com o público o ambiente vivido no Jardim dos Sentidos.
A entrada no festival é gratuita. No final do evento será sorteado um cabaz composto por produtos temáticos expostos ao longo dos três dias.
Leia também: Portugal e Espanha dizem ‘não’ mas já é oficial: conheça as novas regras da UE para quem anda de avião

















