A IX edição da Feira do Livro Novo e Usado de Faro tem início no próximo sábado no Centro de Trabalho do PCP de Faro. Esta iniciativa traz à cidade uma seleção de livros com novidades editoriais, livros infantis e juvenis e títulos que marcam a actualidade e história da literatura.
A abertura desta edição, pelas 15:30 de sábado, está a cargo de Miguel Veloso, co-autor com o arquiteto José Veloso, do livro “SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local. Projectos construídos no Algarve pelas Associações de Moradores”.
Este livro emerge de uma recolha a duas mãos e vários tempos, daquele que é um dos momentos mais significativos do pós-25 de Abril, que brevemente celebrará o seu 50º aniversário, e onde a habitação se afirmou como “um acto social e político, um caso de cidadania, e compete à comunidade nele participar e intervir, enquanto o urbanismo e a arquitectura cumpre o seu papel de serviço público”.
“Um exemplo impar, reconhecido nacional e internacionalmente, e do qual a discussão sobre as soluções para a actual crise do direito à habitação podem beneficiar”, destaca a Comissão Concelhia de Faro do PCP.
No âmbito deste trabalho será também inaugurada a exposição concretizada neste âmbito, seguida de um Porto de Honra.
Na sexta-feira seguinte, dia 8 de dezembro às 21:00, terá lugar a segunda edição da Noite de Jogos de Tabuleiro, em que os visitantes serão convidados a experimentar alguns jogos de tabuleiro modernos, recuperando uma tradição perdida em muitas famílias, mas que tem ganho adeptos pelo país e região como demonstram os encontros que se realizam um pouco por todo o Algarve.
No dia 9 de dezembro, às 15:30, será apresentado o livro “Dossier TAP” com a presença de Vasco Cardoso, da Comissão Política do PCP.
“A TAP é uma das últimas grandes empresas nacionais. O governo já anunciou a intenção de avançar para nova privatização (apoiada pelo PSD, IL, CDS e CH). Esta intenção impõe um combate nacional, muito exigente, uma vez que os instrumentos de dominação ideológica de há muito que preparam o terreno para a privatização”, refere a Comissão Concelhia.
“O PCP vai travar esse combate, do qual este livro será importante instrumento. Nele se sistematiza a informação disponível, apontando as conclusões que a Comissão Parlamentar de Inquérito deveria ter tirado e recordando dados essenciais”, acrescenta.
Na edição deste ano, O PCP faz um especial destaque para a urgência de Paz, cujo tema será integrado na Manhã Infantil no dia 16 de dezembro (10:00), onde contaremos também com a apresentação do livro “Lura, o nosso lugar”, pela autora Sara Vitor.
Patente até dia 16 de dezembro e aberta ao público entre as 18:00 e as 20:00, de segunda à sexta-feira; a XIX edição da Feira do Livro Novo e Usado contará com mais de 2.000 títulos, incluindo uma vasta seleção de autores algarvios, literatura infantil e juvenil, banda desenhada, ficção científica, biografias, romances, policiais, política e poesia.
Esta iniciativa cultural vai já na sua 9ª edição, tornando-se num evento cada vez mais procurado na região, pela diversidade e qualidade dos livros expostos bem como pelos mais de 20 lançamentos e apresentações de livros, tornando-a num marco da vida cultural da cidade.
A Comissão Concelhia de Faro do PCP convida “toda a população a visitar mais esta Feira do Livro patente na Rua de Portugal nº 44, em Faro”.
Leia também: Morreu Margarida Tengarrinha, resistente antifascista e militante do PCP. Tinha 95 anos