A exposição fotográfica e documental “Mulheres de areia. No deserto em busca da liberdade” vai ser inaugurada no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Erradicação da Violência sobre a Mulher, no Mercado Municipal de Silves, pelas 15:30, organizada pelo MDM – Movimento Democrático de Mulheres Distrital e o seu núcleo em Silves.
A inauguração contará com as presenças de Omar Mih, representante da Frente Polisário em Portugal; Raquel Prazeres, fotógrafa, do Conselho Nacional do MDM; e Regina Marques, da Direção Nacional do MDM. Na ocasião, haverá um apontamento cultural com: Luís Galrito e António Hilário.
“É uma exposição que ilustra as condições de vida e a trágica realidade do povo saharauí, refugiado no deserto há mais de 40 anos. A resistência do povo e o papel essencial da mulher saharauí nos acampamentos de refugiados em Tindouf, Argélia. Mulheres à espera de uma resolução, sabendo que viver é muito mais do que sobreviver com a ajuda solidária. O grito vem do deserto, estas mulheres suspensas exigem liberdade”, explica o MDM em comunicado.
Esta exposição é uma visão feminina sobre este conflito, resultante da participação de uma delegação do MDM – Movimento Democrático de Mulheres, no VIII Congresso da União Nacional das Mulheres Saharauís (UNMS), em fevereiro de 2019.
A exposição “Mulheres de areia. No deserto em busca da liberdade” pode ser vista no Mercado Municipal de Silves até 17 de dezembro.
Leia também: Há jazz nas adegas de Silves com novas propostas