Já no próximo fim de semana, a Casa da Mákina prepara-se para receber a reedição de um dos espetáculos mais emblemáticos da Mákina de Cena. Cocriado e interpretado por Carolina Santos (Mákina de Cena) e Susana Nunes (Cia do Chapitô), Tive 1 Ideia para 1 Dueto regressa, desta vez em formato Redux, para duas sessões que prometem encher a Casa da Mákina, em Loulé, nos dias 7 e 8 de junho.
Há três anos, em plena pandemia, estas duas criadoras procuraram tirar do confinamento o melhor partido possível, permitindo-se uma rédea-solta criativa para fazer face à “falta de ar” dos tempos que se viviam.
À época, inspiradas pela ideia de Marta Figueiredo, autora de “Tentativas para Matar o Amor”, de que as frases mais bonitas do seu texto não lhe pertenciam, “tinham sido lidas ou ouvidas algures, uma vez que tinha a sorte de viver contemplando”, decidiram também elas, “construir um sistema performativo com fragmentos que não são nossos, mas de que nos apropriámos com o maior rigor possível”.
Corria o ano de 2021 e a pandemia obrigava a Arte a reinventar-se e a procurar (ainda mais) originalidade, interactividade, e virtualidade. Foram meses de muito trabalho ”porque roubar, copiar, apropriar, transpor, dá mesmo que fazer!“, mas que, dadas as circuntâncias globais, foram levadas à cena apenas duas vezes no espaço de um ano, nomeadamente, no Cineteatro Louletano e no Fórum Municipal Luísa Todi em Setúbal.
Os anos passaram mas mantém-se a crença de que “esta ideia e este dueto (Carolina Santos e Susana Nunes) não podem ficar na gaveta”. Assim, nasce a ideia de uma versão Redux do espetáculo original onde, segundo palavras das autoras, “reduzimos, reutilizámos, reciclámos, desvirtualizámos, destecnologizámos, e ficaram só duas atrizes em cena, muito próximas do público, a explicar porque é que escolheram cada umas das obras que “roubaram”, e a reproduzi-las o melhor que conseguem, dadas as circunstâncias”.
Três anos volvidos, são também, já, três as datas agendadas: O regresso joga-se em casa com duas sessões, sexta-feira dia 7 de junho e sábado, dia 8, ambas às 21:00 na Casa da Mákina, às quais se segue uma viagem até à Tanoaria de Esmoriz para o festival Tan Tan Tann no dia 15 de junho.
Os bilhetes para os dias 7 e 8 têm um custo de 7 euros e podem ser reservados através do email [email protected].
Leia também: Esta praia de água cristalina é única em Portugal e é digna de visita