A sessão solene do 44.º aniversário da Universidade do Algarve (UAlg) vai realizar-se no dia 13 de dezembro, pelas 16:00, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, no Campus de Gambelas.
Pela segunda vez vai ser entregue o Prémio Investigador UAlg, que se traduz numa dotação no valor de 5 mil euros e visa distinguir e reconhecer publicamente o investigador da Universidade do Algarve que, pelo trabalho desenvolvido na área da investigação científica, se destacou a nível nacional e internacional.
A cerimónia contará ainda com as intervenções de Ana Jorge, presidente do Conselho Geral da UAlg, Celeste Garcia, em representação dos funcionários não docentes, Rita Tavares, nova presidente da Associação Académica, Efigénio Rebelo, em representação dos docentes, terminando com a intervenção de Paulo Águas, reitor da UAlg.
Durante a cerimónia vão ser homenageados os primeiros docentes e funcionários da UAlg, e entregues as medalhas da Universidade aos funcionários que completam 25 anos de serviço.
Em dia de comemorações de aniversário vão ser ainda anunciados os vencedores do Orçamento Participativo e entregues vários prémios: Prémio Ensino Aprendizagem – Professor do Ano distinguido pelos Estudantes; Prémio Boas Práticas da UAlg; e, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, o “Prémio Universidade do Algarve” aos diplomados com mérito no ano letivo de 2021/22.
A sessão contará com dois momentos musicais pelos “Suricata”, uma fusão entre Fado, Jazz e Blues.
A cerimónia de aniversário será também transmitida online no Canal de YouTube e Facebook da UAlg.
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 90 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 44 anos de existência, aparece pela sexta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2023, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela quarta vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada no intervalo 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1591 Instituições de Ensino Superior (IES) de 112 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
Mais recentemente passou a integrar a Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), um “Super Campus” que tem como objetivo criar uma universidade europeia claramente internacional, pluriétnica, multilingue e interdisciplinar, formado por nove universidades: Cádis (Espanha), Bretanha Ocidental (França), Kiel (Alemanha), Gdansk (Polónia), Split (Croácia), Malta (Malta), Nápoles Parthenope (Itália), Algarve (Portugal) e Nord (Noruega).
Leia também: Concerto da Orquestra do Algarve dirigido por Bruno Borralhinho celebra o Dia da UAlg