O encontro científico anual do Conselho Europeu das Línguas decorre nos dias 1 e 2 de dezembro, na Universidade de Sevilha.
A temática deste ano é as línguas no seio das alianças europeias de universidades, por proposta de Manuel Célio Conceição, professor de Ciências da Linguagem da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) e investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC)
No ensino superior europeu, têm nos últimos anos sido criadas alianças de universidades em que o multilinguismo e a multiculturalidade são elementos estruturantes, mas é primeira vez que é pedido a estas alianças e às instituições que as constituem uma reflexão sobre esta questão.
Trata-se de um evento de alto relevo científico e governança universitária de que a Universidade do Algarve é coorganizadora.
Em resposta ao pedido de comunicações acerca de “Languages in European University Alliances: challenges and issues”, foram recebidas largas dezenas de propostas e a comissão científica selecionou as que constam do programa.
Manuel Célio da Conceição assume as funções de relator do evento e fará a intervenção final, no dia 2 de dezembro.
A Universidade do Algarve é membro da Aliança Europeia designada Universidades dos Mares, no âmbito da qual existe uma linha de investigação dedicada ao multilinguismo e à comunicação de ciência de que Manuel Célio é responsável.
O programa está disponível aqui
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.